TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNDAMENTO DA ECONOMIA

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]


        Para estudo e desenvolvimento do trabalho proposto, foi identificado na cidade de Taiobeiras/MG, cidade do interior do estado de Minas Gerais, distante aproximadamente 684 km da capital mineira, com uma população aproximada de 29.732 habitantes (IBGE), com área de 1193,85 Km2, tendo as principais fontes de sustentação da economia da cidade alicerçadas basicamente sobre o ramo de fabricação de móveis, produtos alimentícios, produtos químicos e minerais não metálicos e com destaque na Agropecuária, Pecuária e prestação de serviços. Nos últimos anos ganhou destaque pelo crescimento de fábricas de lingerie, recebendo até prêmio devido esse crescimento.

        A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.        A seguir, são descritas as definições dos setores primário, secundário e terciário e citadas três principais atividades de cada setor desenvolvidas na cidade de Taiobeiras.

No Setor Primário, está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.  Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.

Atividades agrícolas ou agropecuárias da cidade de Taiobeiras que compõem o setor primário

As principais atividades agrícolas e agropecuárias da cidade de Taiobeiras referentes ao setor primário são: a agricultura na plantação de banana, que é cultivada por diversas comunidades rurais.

Também em Taiobeiras se destaca pelo elevado nível dos grãos provenientes do forte cultivo de café, que atende tanto a cidade quanto para consumo nacional e internacional. A região está nos últimos anos passando por períodos de estiagem longos o que reduziu as produções dos cafezais. As empresas que mais se destacam nesse ramo em Taiobeiras é a do Sr. Evander dos Santos Correa e do Sr.Denerval Germano da Cruz.

A região também se mantem na pecuária, tanto de corte quanto leiteira. A região mantem ao longo dos anos diversas propriedades que possui essas atividades, o que movimenta a economia do Município.

Todas as atividades do setor primário da região vêm sofrendo nos últimos anos com períodos longos de estiagem, além disso, o município de Taiobeiras, assim como outras regiões do Brasil, diminuiu muito a oferta de emprego e renda através do setor primário, pois a oferta de empregos graças à substituição do homem pela máquina, deslocando a maior parte da mão de obra para o setor terciário e, consequentemente, para as cidades, dando o conhecido êxodo rural. Com isso, a participação do Setor Primário na economia e na geração de empregos caiu significativamente no últimos anos.

No Setor Secundário, é o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

Atividades agrícolas ou agropecuárias da cidade de Taiobeiras que compõem o setor secundário

                   No setor secundário o município se destaca principalmente diante do crescimento de empresas do setor alimentício e de limpeza como as empresas Arruda Alimentos fundada em 1994 e começou suas atividades com a produção de temperos e condimentos, as quais ainda são suas atividades principais. Alavancou seus negócios, tendo hoje uma moderna unidade de processamento de temperos, condimentos e molhos. Trabalha tanto no atacado quanto no varejo e atende no Norte e Nordeste de Minas Gerais e Sul da Bahia. Hoje, são mais de 140 colaboradores, mais 3500 metros quadrados de área construída, frota própria e unidades de distribuição em Taiobeiras e em Montes Claros/MG, atendendo a mais de 150 cidades e a mais de 5000 clientes.

                         Outro exemplo de empresa que se destaca no setor secundário em Taiobeiras é a empresa Protej (Rede Sayro). A Protej está há mais de 19 anos no mercado, é líder no segmento de produto para proteção auditiva, facial, mãos e pernas, tanto trabalhando com representações de outras marcas quanto na fabricação de inúmeros produtos próprios da marca. Com uma linha ampla de produtos que visa atender as maiores exigências no mercado nacional no que diz respeito a segurança, atendendo as normas e exigências do Ministério do Trabalho. A empresa atente clientes tanto no mercado Nacional quanto Internacional.

                       A cerâmica Vila Cruz, apesar da mudança de proprietários nos últimos anos, está presente com suas atividades industriais em Taiobeiras há mais de 50 anos no mercado. No processo de mudança ao longo dos aos podemos citar as inovações tecnológicas, aprimoramento de processos e expansão do mercado, possibilitando uma maior oferta e variedade de produtos. Em seu processo de expansão a Empresa manteve a visão de preservação ecológica. Possui licença ambiental do DNPM (Departamento Nacional de Proteção Mineral) para extração de argila em área própria, garantindo a preservação do meio ambiente sem causar danos à natureza. A trajetória da Empresa é marcada pela sua importância sócio-econômica para a região de Taiobeiras, gerando empregos diretos e indiretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (387.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com