TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento DentalCorp

Por:   •  9/10/2019  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Samuel José Domingos

Trabalho da Disciplina de Diretrizes Estratégicas Mercadológicas em Saúde

                                                 

Joinville/SC

2019

Estudo de Caso: Dental Corp

HAMERSMESH, Richard; PINHO, Ricardo Reisen de. Dentalcorp. Rev. Harvard Business Scholl, em 19 de maio de 2006, 807-p01.

O texto ora fichado relata a história da empresa DentalCorp, fundada em São Paulo, no ano de 1989, pelo profissional de odontologia Luís Alexandre Chicani. O objetivo principal da empresa era a venda de planos odontológicos de boa qualidade e baixo custo, conforme modelos já existentes no mercado de plano de saúde.

Inicialmente, Chicani investiu US$ 600,00 e dedicou parte, apenas, de seu tempo para o desenvolvimento das atividades empresariais. O negócio oscilou até o ano de 2002, quando a empresa Endeavor Brazil auxiliou numa reorganização total, avaliando planos de negócios e estabelecendo novas estratégias comerciais.

O texto destaca que no ano de 2003, de acordo com o IBGE, 15% da população brasileira nunca tinha se utilizado de atendimentos odontológicos, sendo que tal problema era muito mais grave nas classes de baixa renda. Ademias, no mesmo ano, o câncer de boca já representava 3,5% das mortes por câncer no Brasil, sendo que destes casos, 64,5% já eram diagnosticados em estágios muito avançados da doença. Ainda, apesar dos investimentos governamentais, o Brasil ocupava do 125º lugar entre os 192 países membros da OMS.

Em relação ao mercado odontológico, o Brasil se caracterizava por uma distribuição geográfica desproporcional, quando comparado com EUA e, segundo a ANS, havia apenas 5,2 milhões de pessoas que estavam associados a planos odontológicos. Tal cenário, nos EUA, apresentava uma massa de 169 milhões de usuários de planos odontológicos.

Conforme informações apresentadas no texto, no ano de 2004, existiam apenas 57 empresas no setor de planos odontológicos atuantes no Brasil, estando elas vinculadas a conglomerados financeiros, grupos de planos de saúde, cooperativas e firmas independentes sustentadas por parceiros financeiros.

Diante deste cenário, em parceria com a Endeavor (2002-2004) e inspirado pelo modelo dos setores odontológicos dos EUA, Chicani passou a oferecer aos seus clientes serviços de seguros odontológicos por meio de duas modalidades: empresarial e individual. Tais produtos e serviços, inicialmente, eram oferecidos por vendedores próprios, corretores e representantes.

A empresa fez um trabalho minucioso de estudos geográficos, treinamento, apoio financeiro e criação de banco de dados. Ainda, criou uma diretoria consultiva, que era formada por técnicos, bem como contratou consultoria externa para desenvolvimento de expansão. No ano de 2003 a DentalCorp foi certificada com ISSO 9001:2000, sendo desenvolvido e instalado um software para uma melhor integração entre os sistemas de retaguarda e linha de frente, além de melhorar as funcionalidades do site da empresa, que ficou mais atrativo e mais interativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com