TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento do Texto Capítulo 10: “Modelos Econômicos”

Por:   •  25/6/2022  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome do(a) Aluno(a): Fulano Beltrano da Silva

Curso: Administração

Período: 2º

Disciplina: Economia

Professor(a): Ricardo Paixão

Data da Entrega: 01/10/2021

Título: Como os economistas pensam.

Autor(a) do Texto: Gregory Mankiw

Fichamento do Texto - Capítulo 10: “Modelos Econômicos”.

Os economistas utilizam de diversos artefatos para expressarem suas ideias, relatos e objetivos, uma delas são os modelos econômicos, que possuem como principal função, sintetizar em equações matemáticas as relações entre variáveis econômicas. Ajudam a por de lado detalhes irrelevantes sobre o que se está buscando, e focar apenas no que é essencial.

Tais modelos contêm dois tipos de variáveis: exógenas – de origem externa, insumos introduzidos, e endógena – que derivam do próprio modelo, sendo resultados do mesmo.

Tendo como exemplo o mercado de pizza, Gregory exemplifica a prática das variáveis dentro do modelo, e como isso afeta o negócio, tornando-se essenciais para o entendimento do mesmo.

Usando como base uma pizzaria, pode-se relacionar as variáveis endógenas ao preço e quantidade de pizzas que são produzidas, e as exógenas a oferta (de produtos para a produção) e demanda (renda do consumidor).

A partir do aumento da demanda, que ocorre devido ao aumento da renda do consumidor, isso gera uma variação para fora da curva da demanda para a direita, gerando assim um novo ponto de equilíbrio no gráfico, com a demanda maior e consequentemente a oferta maior.

Com a diminuição da oferta, que podo ocorrer devido ao aumento do custo de produção, acontece uma variação para fora da curva da oferta, um deslocamento para a esquerda, gerando assim um novo ponto de equilíbrio. Aonde a oferta é menor, e consequentemente a demanda.

Para Mankiw tais tipos de gráficos e modelo podem ser prejudiciais, pois, pela falta de realismo e variáveis que não estão presentes nos modelos, atitudes podem ser tomadas sem a total compreensão do que ocorre, prejudicando assim o negócio como um todo. Porém, dependendo do objetivo inserido ao mesmo, a realização do modelo pode ser exatamente o que se precisa para fazer com que o mercado no qual se está inserido avance com sucesso. A construção de modelos econômicos nos exige muito cuidado, e muito bom-senso, como afirma o autor em sua própria conclusão.

Referências:

MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. Editora LTC - Rio de Janeiro, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com