TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do cap 1 do Livro Uma História do Brasil

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CCT
CURSO DE GEOGRAFIA – BACHARELADO

DISCIPLINA HISTÓRIA SOCIAL POLITICA ECONOMICA DO BRASIL.                                                                                      DANIEL PAULO BRAGA| PROFESSOR ANTONIO GERMANO JUNIOR.

SEGUNDA ATIVIDADE.

OBJETIVO: COMO FOI POSSIVEL AOS PORTGUESES CHEGAR AO BRASIL E ADMINISTRAR UM TERRITÓRIO TÃO VASTO?

CATEGORIAS: EXPLORAÇÃO ULTRAMARINHA – CONHECIMENTO GEOGRÁFICO- MONARQUIA- COLONIZAÇÃO – CAPITANIAS HEREDITÁRIAS- EXPANSÃO TERRITPORIAL – MONOCULTURA- ESCRAVIDÃO – EXPORTAÇÃO – CULTURA- CIVILIZAÇÃO – BANDEIRANTES- MISSÕES JESUÍTICAS- SOCIEDADE COLONIAL- MISCIGENAÇÃO

Durante o século XV, devido a necessidade de explorar novas terras, teve início as explorações ultra marinhas realizadas por alguns países. Portugal uma monarquia, sendo bem menor do que quase todos esses países, lança uma nova frota oceânica em 1500 a fim de chegar as Índias, em um período onde o comércio de especiarias era bastante forte, porém devido ao desvio da nau líder os portugueses acabam “descobrindo” e conquistam o território brasileiro, impondo sua autoridade, cultura em uns dos países de grandes dimensões, considerado um país continental. Devido ao grande interesse dos mercadores e da monarquia na produção de naus cada vez mais desenvolvida para navegar em águas desconhecidas, também foi necessário o conhecimento geográfico para a produção de mapas, vale ressaltar aqui, que os portugueses foram os criadores do astrolábio, o primeiro equipamento a usar o sol e as estrelas para localização em alto mar.

O Brasil, inicialmente, não despertou interesse de Portugal, pois em seu primeiro contato não foi encontrado metais preciosos como ouro e prata, dessa forma, “a nova descoberta dos portugueses” ficou inexplorada durante os primeiros 30 anos. Enquanto isso, outros povos estavam de olho nas terras brasileiras. Logo, os espanhóis, holandeses e franceses invadiram a colônia, e devido a esses acontecimentos surgiu a necessidade de proteger as fronteiras e organizar a colônia para a partir disso melhor administrá-la. Assim, Portugal dividiu o Brasil em capitanias hereditárias delegadas à capitães donatários, porém devido aos altos riscos que a coroa enfrentava e as recompensas aos capitães eram incertas, dessa forma, eles não invertiam nas terras, devido a esses fatores as capitanias hereditárias acabaram não prosperando, com exceção apenas de duas: São Vicente e Pernambuco.         

Antes de chegarem a terras brasileiras, foi estabelecido uma série de tratados para designar as áreas das quais eram de domínio português e espanhol. Após esses acontecimentos, Portugal criou uma comissão: os bandeirantes, que tinha o objetivo de capturar os indígenas e desbravar as terras em busca de metais preciosos. Esses bandeirantes acabaram não cumprindo os limites delimitados pelos tratados, porém não houve uma resistência de outros poderes coloniais quanto a isso. Vale ressaltar neste ponto que os jesuítas tiveram um papel fundamental para além assegurar as fronteiras mais também para colonização dos indígenas.

A economia colonial brasileira se estabelece sendo monocultura agrícola extensiva e baseada em trabalho escravo, concentrada inicialmente no Nordeste, essa região, inclusive, essa região era uma das mais ricas das américas, outra atividade era a criação de gado. Os trabalhos eram desenvolvidos inicialmente por índios, porém devido à resistência deles e a outros fatores foi necessário a mão de obra negra para trabalhar nas atividades agrícolas. Esses que vinham como escravos eram forçados a desempenhar atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com