TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de relacionamento

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

Gerenciamento de relacionamento

A última característica do suprimento enxuto que é adotada pela maioria das montadoras é a associação de fornecedores, principalmente do primeiro nível. Assim, esses fornecedores se reúnem para definir o melhor jeito de produzir as peças. Essas associações só são possíveis para produção enxuta, já que, se aplicada à produção em massa, gera concorrência e rivalidade.

As montadoras enxutas introduzem um acordo a longo prazo com os fornecedores, em que se define preços, custos, padrões de qualidade e até critérios de pontuação para que as empresas acompanhem seu próprio desempenho, assim como o dos outros fornecedores da associação. Como vantagem desse sistema, as montadoras dão mais responsabilidade aos fornecedores e ficam menos sobrecarregadas.

Reformando os sistemas de suprimentos da produção em massa

Hoje em dia, não existem mais apenas dois tipos de produção: enxuta e em massa. As montadoras em massa tiveram que se adaptar devido à pressão competitiva e fazer algumas mudanças, como racionalizar o número de fornecedores e colocar em fornecedores externos especializados, peças, que, antes eram produzidas internamente, por exemplo.

Outra mudança se deu com o surgimento do controle estatístico de processos (CEP), que analisa os fornecedores e os classifica por desempenho, quantidade de defeitos, nível de tecnologia, atitudes gerenciais, e mais.

No entanto, as montadoras em massa ainda tem um longo caminho a percorrer em direção às enxutas, muitas mudanças a fazer e conceitos a serem mudados, como a aplicação errada que fazem do just-in-time e um pequeno tempo de contrato que mantêm com os fornecedores, por exemplo.

Desempenho do fornecedor

Foi realizada uma pesquisa com 54 fábricas no Japão, Europa e Estados Unidos. Entre os parâmetros analisados estavam, níveis de estoque, níveis hierárquicos, variedade de tarefas, frequência de entregas, qualidade e etc. As fábricas japonesas, em geral, ficaram em primeiro. No quesito qualidade, por exemplo, as norte americanas ficaram em segundo, seguidas pelas europeias.

A Europa ocidental como uma parada intermediária

A produção na Europa ocidental se assemelha em partes com a enxuta e em partes com a em massa. O sistema de suprimentos está migrando para um sistema enxuto, assim, as montadoras estão tentando diminuir a complexidade destes, embora ainda contem com um número muito alto de fornecedores, em média 1500 por montadora.

Barreiras remanescentes à produção enxuta

Infelizmente, até agora, as reformas na cadeia de suprimento das montadoras em massa se limitaram a pequenas mudanças, feitas sob-pressão em cima do mesmo sistema. Quando na verdade, para atingirem o objetivo da produção enxuta, deveriam reformular completamente a maneira como o sistema funciona, desde a base.

Capítulo 7: Tratando com os consumidores

O produtor em massa e o consumidor

A produção em massa de Henry Ford exigia que os revendedores vendessem apenas os seus carros, que comprassem bastante produtos para suprir aumentos na demanda e que pagassem a vista. Enquanto que a empresa comprava todos os materiais a prazo. O consumidor final por sua vez, não tinha opção de diferentes modelos de carro ou alterações nos modelos prontos, no entanto, sempre tinha a sua disposição o produto quando queria comprar.

Em pouco tempo, porém, com o crescimento da oferta de novos produtos no mercado, o enfoque de Ford com apenas alguns modelos começou a afetar a relação com os clientes e a torna-la insatisfatória. Esse sistema, no entanto, demorou para mudar.

No final dos anos 40, foi proibida pela Suprema Corte dos Estados Unidos, a exclusividade nos contratos de revenda, mas essa decisão não afetou muito a indústria automobilística na época. Apenas mais pra frente, quando indústrias menores perceberam a disponibilidade rápida e barata de revendedoras.

Atualmente, a quantidade de revendedoras diminuiu muito, assim aumentando a quantidade de vendas em cada uma a nível recorde.

O sistema de revendas em geral, mudou pouco desde a época de Ford.

Uma dificuldade do sistema atualmente é o marketing, pois não se sabe qual das partes fica responsável por ele. Outro problema é prever a quantidade da demanda e por quais modelos de carro, assim as revendedoras querem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com