TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gráfico de Pareto

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Gráfico de Pareto

O gráfico de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes. É uma das setes ferramentas da qualidade, e seu objetivo não é identificar causas.

Isso não quer dizer que nem todos os problemas são importantes, mais sim que alguns precisam ser solucionados com maior urgência.

Basicamente, para entender o que é o gráfico de pareto, primeiramente é preciso entender o princípio de pareto, originário da regra 80/20. Este princípio afirma que 80% dos fenômenos advém de 20% das causas. Abaixo um exemplo:

O primeiro passo é construir uma tabela com os dados de interesse:

Descrição da falha

Total

% da falha

% Acum

Rebarbas

445

44%

44%

Diagrama menor

234

23%

67%

Diagrama maior

178

17%

84%

Sem usinagem

156

15%

99%

outros

8

1%

100%

Como aplicar o Diagrama de Pareto?

Siga 3 passos básicos:

1. Primeiramente determine o objetivo do diagrama, qual tipo de perda você quer investigar? (na tabela, descrição da falha);

2. Defina o aspecto do tipo de perda, deixe claro como os dados serão classificados (na tabela está representado pelo total de 2. falhas por ítem;

3. Faça os cálculos de freqüência e agrupe as categorias que ocorrem com baixa freqüência sob a denominação “outros”. Calcule também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado. Determine as frequências relativas e acumuladas. (respectivamente na tabela, “% por falha” e % acum).

Após criar a tabela, utilize ela para gerar o gráfico através de qualquer ferramenta gráfica como o Excel

 [pic 1]

 Repare que o gráfico é uma composição de barra e linha, que são dispostos em 2 eixos verticais (y). O eixo à esquerda representando a quantidade de falhas e o eixo à direita representando a porcentagem acumulada.

Visualizando o gráfico acima, fica fácil identificarmos onde estão os 80% dos problemas vitais. Neste caso, eles se concentram em: rebarbas, diagrama menor e diagrama maior. Portanto, para o envolvimento da equipe nas ações de resolução dos problemas, os esforços devem ser concentrados nestes 3 itens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com