TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DOS CUSTOS NAS EMPRESAS

Por:   •  5/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 10

O IMPACTO DOS CUSTOS NAS EMPRESAS

UMA BREVE ANÁLISE

Tutor¹

Acadêmicos²

RESUMO

Esta pesquisa tem a importância de entender sobre os efeitos impactantes dos custos nas finanças das empresas, os tipos básicos desses custos, e variações dos mesmos, e como as ações são determinantes no poder administrativo das organizações. Seus vínculos com as margens, a quantidade e o lucro. Também em uma breve análise de cálculo, distinto em tabelas, se tem uma ideia da impactação do custeio sobre os produtos, avaliada através das porcentagens apresentadas e quanto esse impacto pode variar o poder aquisitivo de uma empresa, em exemplos fictícios mas cálculos reais podem chegar em média 40% do valor, esgotando a margem de lucro. Este estudo promoveu um entendimento aos acadêmicos em questão e validou as medidas imediatas das iniciativas no controle desses custos.

Palavras-chave: Impacto. Custos. Empresas. Lucro.

 

1 INTRODUÇÃO

Para este trabalho, foi desenvolvido uma pesquisa sobre o impacto dos custos nas empesas, como ele é entendido e de que forma deve-se estar pronto para ajustá-lo da melhor forma possível.

Acredita-se que a parcialidade da informação real dos números e a identificação das potencialidades das tomadas de decisão, fortaleçam o ponto crucial de crescimento da empresa.

O impacto dos custos traz em sua abordagem um desiquilíbrio às finanças da empresa, contudo é primordial que o administrador esteja a frente com sua equipe de colaboradores internos e externos para o ajuste desses custos. Assim este trabalho tem o objetivo de abordar as práticas diante de tal problemática, entendendo os formatos apropriados para que sejam os mais eficazes.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os custos são um ponto de partida para a formação de preço e demais tomadas de decisão nas organizações, é ele que determina investimentos e associa-se a despesas embora sejam universos diferentes. Reis(2018). Referente ao gasto utilizado na produção de outros bens e ou outros serviços, este sim pode-se chamar de custo. Já gastos relacionados na manutenção do negócio, este pode-se chamar de despesas.  

Os custos são classificados inicialmente em dois tipos, e impactantes para cada ação empresarial, pois é desta classificação que se distinguem os fatores antes citados, estes são distintos de diretos e indiretos, estes são dados diante da identificação, para Dutra (2003), os custos que estão ligados diretamente a cada tipo de produto ou serviço da empresa.

Custos diretos estão relacionados aos custos que podemos apropriar diretamente aos produtos e variam com a quantidade produzida. Sem ele o produto não existiria”. (CREPALDI, 2010, p.39).

Para Megliorini (2012) o custeio empresarial é fator muito importante na empresa, é necessário que a mesma saiba a diferença entre custos diretos e indiretos, prepare a organização para estes custos e domine o controle financeiros para tais custos, também identificando o quão impactante os custos podem se tornar para uma em empresa.

Os custos indiretos são os que não podemos identificar diretamente com os produtos e necessitamos de rateios para fazer a apropriação. É todo custo que não está vinculado diretamente ao produto, mas ao processo produtivo”, (MARTINS E ROCHA 2010, p.92).

Diante deste cenário de custeio direto e indireto, causadores de impactos relacionados a diversificação de valores associados ao bom andamento da empresa Chiavenato (2009), é importante ressaltar que a mesma deve estar atualizada em seus números e pronta a qualquer mudança macro ou micro, dentro ou fora dela mesma.

Também acondiciona os efeitos impactantes dos custos empresariais, barreiras da administração de outros custos, importante fomentador de tomadas de decisões, os custos variáveis e fixos (ou invariáveis), Daft (2002), diz que são devem ser também distintos ao conhecimento do administrador e que devido a seus impactos pode trazer consequências positivas e negativas para as finanças da empresa.  

Custos Variáveis, são aqueles cujo comportamento e valores estão diretamente relacionados ao volume de produção e da receita da empresa, são baseados em quantos bens ou serviços prestados.  (MARTINS, 2003, p.33).

Então os custos variáveis demandam de muita atualização e qualificação administrativa, retratam que os pontos de reflexão sobre os custos com fornecedores, matéria prima, logística e outros, sendo que jamais desqualificar seus produtos ou seus serviços, Miranda (1994), devem estar alinhados as condições financeiras, este impacto é relevante ao custo empresarial.

Os custos fixos são aqueles que não apresentam variação em função do nível de produção ou atividade escolhida como base de um determinado período, dentro dos limites de sua estrutura. Podem apresentar variações em seu valor na comparação entre períodos, porém essa oscilação é causada por outros fatores como “variação de preços, de expansão da empresa ou de mudança de tecnologia” (MARTINS e ROCHA, 2010, p.50).

Independente do volume produzido, complementada à capacidade produtiva, torna-se o custo fixo permanente, então é fácil dizer que o aumento da produção tornará o custo fixo unitário menor, Leone (2009), atribuído a cada atividade realizada ou bem produzido.  

Gráfico 1 – Comportamento dos Custos Fixos e Custos Variáveis em relação à quantidade produzida pela empresa.

               Custos Fixos                           Custos Variáveis [pic 1][pic 2][pic 3]

        R$         [pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

                                             0                     50                      100

                                                  * Volume de Quantidade

Fonte: Adaptado (DUBOIS; KULPA; SOUZA, 2006, p. 29).

É pontual o custo fixo que se permanece, enquanto a custo variável conforme o aumento da quantidade, Dubois, Kulpa, Souza (2006,) se eleva e sua projeção é fundamentada pela variação da sua produção empresarial.

2.1 A IMPACTAÇÃO DOS CUSTOS, VOLUME E LUCRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (176.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com