TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Dos Custos Nas Micros E Pequenas Empresas

Por:   •  10/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Pâmela Cristina Souza Oliveira ¹

Adriana Fugueirêdo dos Santos ²

  1. INTRODUÇÃO

Observando o cenário atual é notório que as micros e pequenas empresas apresentam mudanças todos os dias e aprimoramento correto da analise de custos e despesas, tornando-se um dos principais benefícios, quando aplicado e acompanhado de forma precisa para tais que estão iniciando sua trajetória no mercado de trabalho.

O objetivo do trabalho em questão é mostrar que o conhecimento dos custos é fundamental, para que se tenha controle, registros das movimentações e fatores de produção de qualidade, entretanto caso ocorra uma má administração em tal quesito, consequentemente os resultados almejados serão alcançados a um longo e distante prazo.

Baseado em pesquisas e citações explanadas no decorrer do presente trabalho evidenciou-se que as micros e pequenas empresas que não empregam a gestão de custos como componente primordial podem se deparar com obstáculos futuros.

Nesse sentido, este estudo busca informações para evidenciar que uma pequena empresa que tem como base no inico de todo processo, uma boa gestão de custos, terá certamente um bom resultado operacional no transcorrer de sua trajetória.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A contabilidade de custo teve início na revolução industrial, momento no qual as organizações passaram a comprar matéria-prima para transformar em produtos novos, requerendo em controle e atribuições de custos para o processo. Martins (2003) afirma que a Contabilidade de Custos surgiu a partir da Contabilidade Financeira, pela precisão de avaliar o estoque.

De acordo com o escritor Martins (2001),  para desenvolver e aprimorar um sistema de custos faz-se necessário inteirar-se de todo o processo pelo qual o produto passa, principalmente no quesito de separação dos custos diretos e indiretos de fabricação referente aos processos e aos gastos da empresa.

“O ponto principal da análise de custos é que permite que a sociedade empresarial visualize os custos de maneiras diferentes, para diferentes usos, podendo ser fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, podendo assim aplicar da melhor maneira possível no âmbito desejado.” (SILVA, 2017)

As informações fornecidas pela Contabilidade de Custos, de acordo com Wernke  (2003), serve de base para determinar os custos de um produto bem como o preço de venda, além disto, ajuda a gerência no controle e planejamento.

Por muitas da vezes, certas decisões adentro da empresa são tomadas de forma intuitiva pelos gestores, pelo fato de estarem iniciando no mercado, poderão ter dificuldades em se manter ativas devido também a tomada de decisão feita de forma intuitiva.

Um pesquisa realizada pela a instituição SEBRAE SP (2010, p.3) aponta que 27% das empresas fundadas em 2020 não chegaram a completar um ano. Das que foram fundadas em 2018, 37% não atingiram dois anos de atividade. Sendo que o numero vai aumentando, chegando a 58% das empresas fundadas em 2015 não completaram quatro anos de atividades. Advindo destes dados do SEBRAE pode-se dizer que há uma relação direta entre os custos e a permanência das micro e pequenas empresas a longo prazo.

“Uma empresa, sem entender seus custos, poderá promover mercadorias e serviços ou apostar em projetos que não sejam lucrativos, podendo desta maneira não alcançar os resultados almejados, e em pior da hipóteses, declarar falência da empresa no merdaco do trabalho.” (RESNIK, 1990)

Informações associadas ao custeamento dos produtos são primordiais para que as organizações possam se sustentar competitivas no mercado globalizado. É sgnificativo a definição e estruturamento de um sistema de custeio valido para um processo de tomada de decisões eficaz, elaborando uma organização com um maior diferencial competitivo diante aos desafios do mercado concorrencial.

[...] o atual mercado competitivo, onde as empresas estão inseridas, prioriza que os gestores deem em maior importância às questões relativas aos custos da organização. Essa é uma grande preocupação nas empresas do ramo industrial. Os custos indiretos sempre representaram um fato complicador para as empresas, conseguir apropriá-los aos portadores finais não é tarefa fácil, diante da eterna arbitrariedade dos sistemas convencionais. (LESSA, 2011)

A importância de uma boa administração de custos em micro e pequenas empresas é de uma precisão tanto contábil quanto administrativa, visto que é por meio do controle dos custos que se da inicio para as tomadas de decisões,  a exemplo seria, terceirização das atividades, compra de novos equipamentos, qual preço do produto ou serviço impor, possíveis descontos ao consumido.

Relacionado a gestão de custos nas empresas, conforme gráfico 1 abaixo, nota-se que há uma preocupação por parte de tais em gerir custos inicialmente no preço de venda, seguido do custo da mão de obra, terceirização ou contratação de funcionários. Os demais se demostram com menor pontuação, entretanto o que chama a atenção é que a maioria das empresas não realiza análise dos concorrentes e tomada de decisão quanto a fabricar ou produzir.

Grafico 1 – Gestão de custos por atividade.

[pic 2]

 (Fonte: Tamara Piazzetta e Eloi Almiro Brandt. XIV Congresso Internacional de Custos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com