TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Dos Custos E Despesas Nas Micro E Pequenas Empresas

Por:   •  23/8/2023  •  Seminário  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

IMPACTO DOS CUSTOS E DESPESAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Caroline Quirino Batista, Joelson Moura de Oliveira, Jose Guilherme de Novais,

Lucas Diogo Zenni, Jose Guilherme de novais, Thaís Kletylin Pereira Costa¹

Paulo Aguiar da Silva ²

  1. INTRODUÇÃO

Este estudo propõe mostrar a relação de custos e despesas, entender como funciona a análise de custo dentro das micro e pequenas empresa, o estudo foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas de material existes.

As empresas encontram-se em ambiente de mudanças, devido aos desafios que surgem no dia a dia, e a apuração correta dos custos e despesas é a ferramenta que identifica a margem de faturamento do produto. E um fator primordial que não se refere diretamente ao produto, são as despesas administrativas que engloba todos os gastos relativos a administração, como pontos comerciais, slogan e de desenvolvimento dos produtos. Porém não agem diretamente para produção de novos itens para serem comercializados. Neste caso temos as despesas com gastos usados para obtenção produtos que trazem receitas. Essas despesas são os gastos com salários, tributos, propaganda, energia elétrica, água, telefone, comissão de vendedores, entre outros como aluguel de prédio e gastos com materiais de escritório e de limpeza. Os gastos direcionados ao produto como matéria prima, mão de obra, fabricação de produto e depreciação de maquinas, estes, estão relacionado aos custos. Este último integra a contabilidade de custos uma excelente adição ao arsenal do contador, com objetivo de registrar operações da empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

‘’ O contador não disponha dados referente a empresa na qual viesse infligir valores do estoque. Seu valor de compra era substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção.’’ (MARTINS, 2003 pagina 72).

É indispensável a necessidade da contabilidade como ferramenta de escolher certas decisões, diante disto, existe uma ferramenta que maioria dos empresários utilizam, é o planejamento estratégico, que pode ser desenvolvida através de respostas de questionários ou também por meio de dados na visão dos gestores. A adoção desses métodos permite uma previsibilidade acera do tempo que levará para cobrir os custos de produção. (RIBEIRO, 2007, página 68).

De acordo com MORANTE (2009). A definição de forma simples de custos e despesa, diz que custos pode se caracterizar como atividade fim do negócio (matéria-prima), como um gasto para colocar o produto na prateleira, já as despesas se diz respeito do gasto para levar o produto até o cliente final.

[pic 1]

Fonte: Berbel (2003)

Famá (2008) traz uma reflexão na formação de preços de vendas dos seus produtos, um grande desafio, por três problemas: o preço é baseado nos custos; ele relaciona-se com o mercado consumidor, visto que esse é quem determina, naturalmente, o preço do produto; faz-se por meio da análise da concorrência.  Grande parte das micro empreendedores se baseiam na saída dos produto e sua relação com o mercado, outra parte tem um principal base a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com