TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto do Coronavírus no Custo Empresarial

Por:   •  13/6/2021  •  Seminário  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa tem por objetivo analisar e expor o quanto a organização teve seus custos impactados pelo vírus SARS-Cov 2, tendo em vista que foi uma situação inesperada, afetando o mundo todo, dessde a matéria prima, até a questão de colaboradores e novas necessidades. Essa pesquisa foi realizada através de entrevista com o diretor da empresa Lumex do Brasil, empresa do ramo industrial, além de acompanhamentos de jornais e sites.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A concorrência dentro do mercado empresarial é imensa, fazendo com que as organizações se tornem mais flexíveis na redução de preços, buscando diminuir seus custos, além de novas estratégias para expandir mercado em relação aos seus concorrentes. Dentro de uma empresa a redução de custos é uma ferramenta fundamental para torná-la mais competitiva, uma tarefa que requer muito estudo.

Segundo Juliana Vieira (30/07/2014)

Em um mundo competitivo, as organizações estão se vendo mais preocupadas paracontinuarem no mercado e fazer a diferença no seu ramo. As empresas possuem cadavez   mais a necessidade de ter uma boa gestão de seus custos, pois esta é uma das grandes  maneiras de encarar os concorrentes, que muitas vezes,   não estãopreparados.

“De um modo muito simples, uma informação exata de custos pode proporcionar vantagem competitiva a uma empresa.” (WORTHY apud GOVINDARAJAN; SHANK, 1997, p. IX).

Sabendo da importância e necessidade da redução de custos, mantendo o padrão de qualidade para tornar uma empresa competiviva e com vida longa no mercado, começamos a verificar que diante da pandemia do coronavírus, muitas vezes as empresas perderam esse poder de negociação e redução, com a escassez e mudanças provocadas pelo atual cenário mundial. Tendo a mão de obra muitas vezes afetada pela situação de saúde mundial, além da paralização de empresas, sistema de redução e suspensão de jornada, afetando o fornecimento de matéria prima para produção, aumentando assim a lei da procura e oferta.

[pic 2]

Acima podemos verificar um gráfico com os cinco principais impactos do novo coronavírus nas indústrias, que impactam diretamente os custos das mesmas.
https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondesp-77-impactos-da-covid-19-na-industria/

3. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para essa pesquisa foi a exploratória e descritiva, através da entrevista com diretor de uma organização, além de acompanhamentos em sites e jornais.

         

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para esta pesquisa foi aplicada uma entrevista com o gerente da empresa Lumex do Brasil, onde foram feitas perguntas relacionadas aos custos da empresa x pandemia, onde obtivemos   as seguintes conclusões: com o cenário mundial, tivemos um aumento nos custos devido a necessidade de redução de jornada para proteção da saúde pública, devido ao aumento de casos significativos em nossa região, além disso um aumento significativo nas matérias primas utilizadas por nós, devido a alta procura e baixa produção dos nossos fornecedores, além de custos elevados por medidas para combate direto ao vírus, como confecção de máscaras, paletras sobre prevenção, e testagem para prevenção e controle dos infectados. Neste momento estamos cautelosos devido a incerteza do cenário, mantendo todos as medidas de higiene necessárias, sem grandes investimentos, priorizando a entrega de pedidos já efetuados, atendendo nossos clientes e buscando novos clientes no mercado, com a matéria prima em estoque que possuímos. Além do exposto pelo diretor da organização, constatamos através do noticiário que isso se trata de uma situação recorrente e comum hoje no mundo, e que o coronavírus impactou de forma expressiva grande parte das organizações.

Esse trabalho tem o intuito de expor os impactos da pandemia, além de mostrar que todos passam pela mesma situação, mas que existem saídas e soluções, sabendo reduzir custos, investir em material já estocado, além do controle e reforço das medidas de higiene, para manutenção do quadro de colaboradores e assim a produção normal.

REFERÊNCIAS

https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-dos-custos

https://mfconsultoria.org/5-dicas-para-reduzir-custos-na-sua-empresa
https://portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondesp-77-impactos-da-covid-19-na-industria/

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/importancia-do-controle-de-custos-nas-empresas/20685

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com