TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro A Sexta Extinção

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do livro A Sexta Extinção

O livro fala principalmente sobre extinção de espécies e como foi causada e quais foram os motivos para acontecesse.

O livro começa falando da diminuição das rãs-douradas-do-panamá que são um tipo de rã venenosa, pode se perceber na região que houve uma diminuição da população, elas estavam desaparecendo. Biólogos decidiram criá-las em um abrigo, colocavam na natureza e elas acabavam morrendo, porque havia um fungo que estava nas florestas tropicais onde tinha espécie, esse fungo quando em contato com rã faziam que elas adoecesse, o fungo poderia ser retirado com água sanitária, mas não tem como desinfetar uma floresta tropical inteira. Hoje em dia as rãs-douradas-do-panamá estão extintas.

Depois no outro capítulo começa falando sobre os pesquisadores encontraram ossos e alguns dentes e tentaram descobrir de qual espécie era, achavam que era de um elefante ou mamute, mas eram ossos muito grandes para se pertencer a esses animais, mais tarde depois de muitas discussões e estudo foi descoberto que eram ossos e dentes pertenciam aos mastodontes-americanos, na época havia muita discussão sobre extinção e evolução de animais, muitas pesquisadores não acreditavam nas extinções e nem em evoluções de animais e por isso tentavam identificar com as espécies já conhecidas. A descoberta de extinção foi feito por Cuvier e foi de extrema importância.

Próximo capítulo, falam sobre o pinguim original, ou seja uma ave que não voa, mas nadavam extremamente bem, era pinguim grande, foi denominado arau-gigante, existia uma população muito grande desse animal, aconteceu que começaram a caçar este animal, descobriram que sua carne era saborosa, e também usavam como iscas de peixe, sua plumagem para forrar colchões e por terem bastante gordura serviram até de combustível. Com toda essa caçada por esses animais, eles acabaram completamente extintos.

No outro capítulo fala sobre foraminíferos são minúsculas criaturas marinhas que formam pequenas conchas, que se depositam no solo dos oceanos quando os animais em seu interior morrem.

No outro capítulo, fala de como foi a extinção no período Cretáceo, acreditasse que que houve um impacto de um asteroide grande , que levantou uma poeira que cobriu o planeta não deixando que o calor do sol entrasse, o que diminuiu a calor do planeta, e acabou matando a espécies que habitam o planeta e precisavam desse calor para sobreviver.

No capítulo seguinte, fala sobre o Castello Aragonese onde este castelo ficava localizado em uma ilha, o que acontecia nessa ilha é que, quando a placa se mexia movimentava a ilha essa movimentação fazia com criasse correntes de gás debaixo do solo do mar, esse gás composto por dióxido de carbono. Após uma pesquisa perceberam que houve uma diminuição de espécies a onde se encontrava essa concentração de gás, porque esse gás alterava o PH do oceano.

No capítulo seguinte eles partem para ilha não muito longe do Castello Aragonese para ilha de One Tree Island, a ilha consiste em restos de corais, a ilha é considerada uma ilha abandonada, só existe um centro de pesquisa. Eles estudam os corais da região e como as mudanças climáticas e a acidificação dos oceanos os afetam. Com o passar do tempo os recifes estão diminuindo e a diversidade dos corais diminuem em cada ano. Se não houver diminuição na emissão de gás carbono daqui uns anos não existirá mais corais.

No capítulo seguinte fala um pouco sobre o aquecimento global e como afeta as árvores. Acontece que algumas espécies de árvore estão desaparecendo, principalmente aquelas que gostam do frio, com aquecimento do mundo elas não conseguem se adaptar em clima mais quente. Num mundo em que tem um aquecimento global acelerado afeta diversas espécies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com