TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[Título]

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO

NOME

RA

NOTA

Nome do aluno                        

RA do aluno

Cidade/UF

Data do relatório DD/MM/AA

  1. ESCOLHA DO AMBIENTE

O ambiente escolhido para aplicação do projeto sustentável foi uma secretaria acadêmica de uma Universidade; O objetivo para a escolha desse local se faz por conta da demanda de papéis utilizados e muitas vezes desperdiçados por uso inadequado e incoerente.

  1. LEVANTAMENTO DO PROBLEMA

Em uma secretaria de uma universidade podemos notar o uso contínuo e abundante de papéis para confecção de documentos, impressões de processos, planilhas de controles, informativos, protocolos e etc. O uso demasiado do papel acaba dando custos excessivos para a empresa quando o uso é inadequado. Além de trazer danos ao mais importante que é a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

Desta forma, o projeto tem como objetivo, trazer para os colaborares uma estratégia de economia do uso de papéis.

  1. TEMPO ESTIMADO

O tempo para o projeto ser implantado se faz a partir da apresentação da ideia do projeto para os colaboradores da secretaria. A proposta de economia de papéis deve ser passada ao líder da equipe, e assim ele irá direcionar aos demais sobre como será o uso de papéis a partir do início da implantação do projeto.

  1. AÇÕES DE MELHORIA/ APLICAÇÃO À REALIDADE

Para diminuir o uso excessivo e inadequado de papéis, temos que mudar nossos hábitos errôneos; assim tomando ações para contribuir para a economia do uso, tais como:

 • Impressão de dois lados da folha: Se tenho um documento de 40 páginas, mas escolho impressão de dois lados da folha irei economizar a metade do uso, passando a ser 20 folhas. Ou seja, optar por imprimir frente e verso economiza 50% do que utilizaria.

 • Usar impressões que foram errôneas para rascunhos: O que fazer com aquela impressão que saiu alguma palavra ou dados errados? Jogar fora? Não!!! Por que não utilizar para rascunhos de contas, lembretes ou algo semelhante?! Assim, estaremos aproveitando do material que pode ser usado normalmente.

 • Reutilizar documentos que seriam destruídos: Em uma secretaria de uma universidade podemos notar que muitos documentos são confeccionados. Porém, muitas vezes os alunos não retiram esses documentos. Passando do prazo de retirada esses documentos são encaminhados para arquivos e geralmente são destruídos. Ao invés de jogar fora, podemos reutilizar para impressão de informativos internos aos colaboradores, rascunhos e etc. Porém, tomando muito cuidado com o conteúdo do documento não conter dados pessoais de alunos (esses não devem ser utilizados).

Utilizar de provas que foram arquivadas: Geralmente, períodos de provas globais são arquivadas muitas provas que forma devolvidas por professores, e depois de um ano são descartadas. Outra ação de economizar e verificar papéis que podem ser reutilizados.

Usar a tecnologia a nosso favor: Sabemos que é de estrema importância ter informativos; guardar dados de nossos trabalhos; planilhas de controles; documentos e etc. Assim, podemos utilizar a tecnologia à nosso favor criando pastas para guardar arquivos e organizar nossos documentos em nossa rede do computador. Uma forma mais prática e sustentável.

***Fotos***

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com