TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE CAPITAIS

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é um valor mobiliário? Quem fiscaliza e regulamenta os valores mobiliários emitidos no Brasil?

Conforme estabelecido na Lei 6.385/76, alterada pela Lei 10.303/2001, valores imobiliários são títulos ou contratos de investimento coletivo que gerem direito de participação, de parceria ou remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advém do esforço do empreendedor ou de terceiros. Tudo que é valor imobiliário, é fiscalizado pela Comissão de Valores Imobiliários.

2. Qual a diferença entre renda fixa e renda variável?

Os investimentos em renda fixa são aqueles que a remuneração pode ser previamente definida no momento da aplicação. Como não estão tão sujeitas às oscilações do mercado e do investidor conhecer a sua rentabilidade, essas aplicações podem ser consideradas menos arriscadas. Nas aplicações de renda variável, a remuneração do capital não é conhecida no momento da aplicação. Nesse caso, o risco é relativamente maior.  

3. Qual a diferença entre renda fixa pós-fixada e pré-fixada?

A principal diferença entre o pós-fixado e o pré-fixado é que em um o investidor sabe qual será o seu ganho (quando mantém o papel até seu vencimento) e, no outro caso, a rentabilidade é futura e derivada.

No investimento pós-fixado, o rendimento só vai ser determinado no final do período. Ele só permite obter os ganhos no futuro. Geralmente rentáveis de acordo com a variação de algum índice.

No caso de pré-fixados, dá para se obter um rendimento nominal. Ele é definido no momento da pela aplicação. A rentabilidade já é fixada na mesma data da aplicação.

4. Cite 3 exemplos de ativos de renda variável e apresente a definição de cada um deles.

Ações: As ações baseiam-se em papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Essas ações podem ser ordinárias (possuem direito ao voto) ou preferenciais (não podem votar nas assembleias, mas possuem prioridade em receber os lucros distribuídos).

Cambial: Os Fundos de Investimento Cambiais concentram o investimento de seus recursos em títulos relacionados à variação de preços de uma moeda estrangeira ou de uma taxa de juros denominada cupom cambial (uma taxa de comum acordo para troca).

Fundos de Investimento Imobiliário (FII): O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com