TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR

Projeto de pesquisa: O MERCADO DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O MERCADO DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR

Pompéu

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................. 3

1 OBJETIVOS ................................................................................................. 4

2 O MERCADO DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR ..................... 5

2.1 PERFIL DO ADMINISTRADOR ............................................................. 7

3 CONCLUSÃO ................................................................................................. 8

4 BIBLIOGRAFIA .............................................................................................. 9

Introdução

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário. Neste trabalho, pretendemos demonstrar quais empresas constituem o mercado de trabalho destes profissionais.

Objetivos

O Objetivo deste trabalho é descrever de modo geral a atualidade do mercado de trabalho encontrado pelos administradores em nosso país, proporcionando aos estudantes da área o conhecimento da amplitude do mercado em que estão prestes a ingressar. Os mais variados campos de atuação, os mais promissores, os mais procurados, a concorrência por vagas e os diferenciais necessários para se destacar e alcançar o sucesso neste tão concorrido setor.

2 O Mercado de Trabalho Para o Administrador

Embora pareça saturado, o mercado de trabalho para os administradores é bem amplo. Quase metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. As áreas de atuação para estes profissionais englobam análises, estudos de campos, pesquisas, administração, planejamento, projetos, organização, dentre outros. Porém, formam-se por ano 2 milhões de estudantes ,e não existem vagas formais para absorvê-los , o que torna o mercado muito competitivo. Além disso, graduados em outras áreas tornam-se concorrentes depois de fazerem especialização ou MBA e buscarem emprego na área de Administração.

O mercado de trabalho está crescendo junto com a economia. Cada vez mais, empresas estão buscando profissionais com boa formação para fazer parte de seu quadro de funcionários. Sendo assim a atuação do administrador é necessária em todo tipo de empresa e em quase todas as áreas.

Dentre as possíveis áreas de atuação do administrador, podemos citar:

• Administração de Empresas – Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

• Administração Esportiva – Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação.

• Administração Pública – Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

• Administração do Terceiro Setor – Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

• Logística – Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos-de-venda.

• Marketing – Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

• Administração Hoteleira – Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

• Gestão de qualidade – Otimizar os processos industriais de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

• Administração de Recursos Humanos – Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão-de-obra.

• Auditoria – Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

• Comércio Exterior – Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

• Controladoria – Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

• Administração Hospitalar – Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

A profissão de administração oferece um vasto leque de opções para quem pretende atuar em determinada área. Porém determinadas áreas podem passar por épocas de recessões devido ao momento econômico em que se encontra o país.

Mas isto não é problema para quem trabalha com administração, o fato é que este profissional talvez tenha que desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com