TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  12/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

Elaborado por: Ariane Nicolau Cardoso Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade Turma: 1219-9_1

Carta de apresentação

Ilha das Flores (SE), 19 de janeiro de 2020

Prezados cidadãos de Ilha das Flores e a quem possa interessar,

Sou Ariane Cardoso, tenho 35 anos, nasci em Ilhas das Flores (SE), aos 10 anos meu pai decidiu se mudar para São Paulo, pois naquela época a construção  civil  estava em alta e ele foi para trabalhar levando toda a família, cresci em uma cidade grande, me formei em engenharia de produção, segurança do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, mas sempre tive vontade de retornar as minhas origens e contribuir com o crescimento sustentável da minha cidade natal.

Venho por meio desta carta me apresentar e mostrar meu plano de governo para a mudança sustentável que a nossa Ilha das Flores precisa, tenho absoluta certeza que com  os conhecimentos que adquiri no decorrer da minha vida poderei contribuir com  o crescimento deste município.

Tenho competência para administrar Ilha das Flores, de modo a trazer a modernização, tecnologia, igualdade social, respeitando o meio ambiente  e  agregando valor a nossa cultura regional.

Realizei muitos estudos com esse foco e irei mostrar para toda população os grandes ganhos que teremos juntos, vocês já conhecem a Agenda 2030?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Disponível em: h ttp://www.agenda2030.com.br/. Acesso em 15 jan. 2020.

Para que todos possam se familiarizar com os novos conceitos propostos, irei explicar o que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

A palavra sustentabilidade vem do latim, sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

Seu conceito teve origem em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano, que ocorreu em 1972. Este conceito aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.

O objetivo do desenvolvimento sustentável é preservar o planeta e as necessidades humanas. De modo que um recurso natural explorado de forma sustentável dure para sempre.

Disponível em:

 https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/afinal-o-que-

 e-sustentabilidade/. Acesso em 15 jan. 2020.

Assim a sustentabilidade é baseada em um tripé composto pelos contextos de ações social, ambiental e econômico, desta forma o desenvolvimento sustentável é quando conseguimos desenvolver o nosso município, conservando os recursos naturais para sempre, aplicando novas tecnologias para que possamos gerar energias de fontes renováveis, gerando renda de forma consciente para todos, diminuindo assim a pobreza e equilibrando as classes sociais.

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável irão nos embasar e nos ajudar a vencer e superar os desafios da nossa cidade. Ilha das Flores é um município cheio de potencial para o crescimento ambiental, social e econômico.

Uma das minhas maiores motivações é fazer com que as crianças tenham oportunidades de estudar e se desenvolver na sua cidade natal, diferente do que aconteceu comigo, minha família teve que migrar por falta de oportunidades.

O meu objetivo é criar oportunidades nesta cidade, para que os cidadãos de Ilha das Flores possam contribuir cada vez mais para o crescimento local, sem precisar buscar oportunidades fora.

Partindo de um princípio sustentável alicerçaremos as gerações futuras e seremos exemplo para tantas outras cidades pequenas no Brasil.

Acredito que se juntos focarmos nos pilares da sustentabilidade mudaremos muitas coisas em Ilha das Flores, em 2018 tinhamos na cidade somente 22 docentes e 2 escolas de ensino médio, sem dúvida a educação e o incentivo ao ensino superior na nos proporcionará excelentes resultados e grandes realizações.

O conhecimento e aprendizado nos direciona as esferas desconhecidas que nos permitem enxergar com outros olhos as dificuldades e a enfrentá-las de frente.

É possível nos desenvolver de forma sustentável, é possível chegar em 2030 com excelência atingindo os objetivos de desenvolvimento sustentável, precisamos mudar  e crescer, sem afetar os nossos recursos naturais, pensando nas gerações futuras.

Segundo        a        jornalista        Loraine        Santos (https://www.uniprimebr.com.br/artigo/edicao01/o-que-e-sustentabilidade-.    Acesso em 15 jan. 2020), A conta é simples: a sociedade precisa se desenvolver e é necessário haver recursos naturais suficientes para isso .[pic 10][pic 11][pic 12]

E com base nesses fatos e informações desenvolvo e concretizo o meu plano de governo, onde irei apresentar indicadores embasados nas necessidades reais da população, com ações eficazes, capazes de mudar de forma relevante os resultados da cidade em tempo recorde, em meu governo não irei realizar promessas sem fundamentos, como poderão ver no escopo a seguir me preparei para apresentar metas possíveis e com grandes ganhos, dentro de um conceito revolucionário nada distante, pois se desenvolver de forma sustentável é possível, o meu foco é o presente e o futuro de nossa cidade, seremos referência em todo nordeste, com ações simples, porém eficazes, melhorando a economia, educação, gerando trabalho, saúde e saneamento básico.

Plano 1        Trabalho e rendimento[pic 13]

Indicador:        População ocupada [2017]        6,8 %

ODS relacionado: ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Meta ODS relacionada: 8.5 - Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as

pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.

Resultado esperado

Espera-se que até 2030 as oportunidades de trabalho remunerado cresçam significativamente, aumentando o índice de pessoas ocupadas para 40% da população, com remuneração justa e inclusão de pessoas deficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (256.8 Kb)   docx (199.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com