TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Capitais

Por:   •  28/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina de Mercado financeiro e de capitais

Tutor: Prof.

Curitiba

2018

Estudo de Caso de Harvard: Clarkson Lumber Company

Referência: PIPER, Thomas R. Clarkson Lumber Company. Harvard Business School, 212 – P01, 1996

Texto do Fichamento:

O estudo de caso demonstra a situação da empresa Clarkson Lumber Company, fundada em 1981, como uma parceria entre Sr. Clarkson e Henry Holtz, o qual teve sua participação adquirida e 1994 pelo Sr. Clarkson. Segue-se o exemplo de um empresário dedicado, preocupado e focado na gestão da empresa, mas com medidas adotadas em anos anteriores que buscaram uma melhor performance no mercado, e que já não possuem eficiência necessária para manter a saúde financeira. O crédito contratado junto a um banco de médio porte, Banco Nacional Suburbano, já não cobria todas as necessidades da empresa, e uma nova estratégia seria importante diante da baixa disponibilidade de caixa.

A busca por um novo parceiro financeiro, o Banco Northrup, poderia ser a oportunidade de alavancar a empresa, e uma das medidas do banco para entender como a empresa se encontrava no mercado, foi solicitar a um investigador a abordagem junto aos seus fornecedores e a analise aos dados financeiros da Clarkson Lumber. Apesar do excelente feedback repassado pelos seus fornecedores, era evidente que a estrutura financeira da empresa estava fragilizada. O índice de liquidez registrou queda ao longo dos 3 anos e o endividamento apresentou aumento significativo ao longo dos períodos. O momento exigia investimentos para retomada do crescimento.

Buscar o relacionamento com uma nova instituição financeira foi uma excelente estratégia, e deve favorecer ao se disponibilizar os recursos, mas é necessário observar os custos de captação envolvidos, spread de 2,5% + taxa básica de juros, que totalizam 11% a.a. Minha recomendação seria estreitar tal relacionamento e abrir linhas de crédito possibilitando novos investimentos no processo fabril, aumentando assim a capacidade de produção. Buscar otimização do Capital de Giro seria outra forma de melhorar os resultados da empresa, pois em análise horizontal as contas de giro estão apresentando piora. Pode-se observar aumento das contas de estoque e clientes. Em estoques, melhorar a gestão no processo de compras, evitaria que o material fique parado, onerando o caixa. A posição de contas a receber pode-se perceber, o alargamento no prazo de recebimento, deixando de trazer recursos para o caixa, uma vez que a empresa está financiando seus clientes. A posição de fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com