TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Capitais

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.482 Palavras (26 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

DE EMPRESAS

Wesley Rosa Durães

RA - 2017009974

BARUERI

2019

WESLEY ROSA DURÃES – RA 2017009974

TRABALHO  ESTUDO DIRIGIDO: ASPECTOS HISTÓRICOS DO MERCADO DE CAPITAIS: A EVOLUÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO NO MUNDO E NO BRASIL - DA DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS, 8º SEMESTRE 

 

Trabalho Estudo Dirigido sobre os Aspectos Históricos do Mercado de Capitais da disciplina Mercado de Capitais à Faculdade de Barueri, como exigência parcial para a conclusão da matéria sob orientação  do Professor Samuel Lima Mello.

   

BARUERI

2019

            SUMÁRIO

RESUMO        4

ABSTRACT        4

INTRODUÇÃO        5

O que é Mercado de capitais?        5

Origem e evolução do mercado financeiro, os juros e o lucro        5

A evolução do mercado financeiro no Brasil        6

Novo Mercado        7

A reforma na Lei das Sociedades Anônimas        8

A organização do sistema financeiro brasileiro        9

O processo de alocação de capital        10

Títulos financeiros        11

O mercado de crédito        12

O mercado de capitais        13

Conceito Legal e Objetivo Social        15

O mercado monetário e o mercado cambial        16

O pregão        17

O Mercado de Derivados        17

Conclusão        18

REFERÊNCIAS:        19

RESUMO

Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a estrutura e o funcionamento do mercado de capitais, de forma geral considerando seu aspecto evolutivo. A questão principal foi procurar o entendimento sobre o que é a bolsa de valores e as variáveis envolvidas na sua estrutura e funcionamento, tanto local quanto global. Através de uma pesquisa descritiva onde recorreu-se à técnica de levantamento documental, este estudo apontou que o mercado de capitais vem se transformando ao longo do tempo, onde processos de aprimoramento de mecanismos de compliance (como a governança corporativa, por exemplo) e regulamentações mais complexas e dinâmicas vem contribuído de sobremaneira para a evolução das bolsas. Os fluxos de recursos capitais entre poupadores (investidores) e tomadores (empreendedores) através do mercado de capitais formam um meio extremamente viável, tanto para aqueles que querem investir como para aqueles que precisam de recursos capitais à juros e taxas menos onerosos. Os produtos negociados em bolsa são títulos, ações, fundos, opções e debêntures, entre outros. Assim, a bolsa de valores torna-se  muito atrativa e saudável como forma de dinamizar e desenvolver a economia, pois há uma participação universal entre pessoas físicas (investidores) e pessoas jurídicas (investidores e/ou empreendedores).

Palavras-chave: Mercado de capitais. Bolsa de valores. Recursos capitais. Investidores. Empreendedores.


              ABSTRACT 

This study was conducted with the objective of analyzing the structure and functioning of the capital market, generally considering its evolutionary aspect. The main issue was to seek understanding about what is the stock exchange and the variables involved in its structure and functioning, both local and global. Through a descriptive research using the documentary survey technique, this study pointed out that the capital market has been changing over time, where processes for improving compliance mechanisms (such as corporate governance, for example) and regulations more complex and dynamic has contributed greatly to the evolution of stock exchanges. Capital flows between savers (investors) and borrowers (entrepreneurs) across the capital market are an extremely viable means for both those who want to invest and those who need capital resources at lower interest rates and rates. Exchange-traded products include bonds, stocks, funds, options and debentures, among others. Thus, the stock exchange becomes very attractive and healthy as a way to boost and develop the economy, as there is a universal participation between individuals (investors) and legal entities (investors and / or entrepreneurs).

Keywords: Capital market. Stock Exchange. Capital resources. Investors. Entrepreneurs

INTRODUÇÃO

 

O mercado financeiro vem se expandindo em termos de participantes e de produtos diversificados, principalmente, após a abertura global dos mercados no final da década de 1980 e início da década de 1990, efeito este que ficou conhecido como globalização. Com as fronteiras mercadológicas cada vez mais próximas, diversos países passam a interagir econômico/financeiramente com maior vigor e menos barreiras, balizados sobre legislações locais cada vez mais alicerçadas em normas e regras globais que regem os mercados com mecanismos que incentivam a alocação de recursos em diversos setores e mercados. Sendo a bolsa de valores uma instituição que representa, talvez, a forma mais eclética e dinâmica para alocação e obtenção de recursos capitais, se faz necessário entender como ela funciona e quais os agentes envolvidos. Apesar de ouvirmos diariamente nos noticiários sobre as altas e as baixas dos índices das bolsas de valores e seus impactos no mercado, esse assunto ainda não é tão comum quanto se pensa quando falamos em termos gerais, ou seja, para o cidadão comum a bolsa pode parecer algo, ainda, obscuro demais.  Nesse sentido, se faz necessário identificar a seguinte questão: O que é a bolsa de valores? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa descritiva cujo objetivo principal foi estabelecer as relações existentes entre as variáveis envolvidas. A técnica utilizada para construção do estudo foi a pesquisa documental que se baseou na leitura de livros, artigos e websites, ambos especializados no assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (220.4 Kb)   docx (339.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com