TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Capitais

Por:   •  22/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Disciplina: Mercado de Capitais

Professor: David Costa Correia Silva

Curso:

Aluno (a):

Essa tarefa pode ser feita individualmente ou em grupo de até cinco alunos.

TAREFA 9

  1. Discorra sobre o underwriting (2,5 pontos).

É um esquema de lançamento de uma emissão de ações para subscrição pública no qual a empresa encarrega uma instituição financeira, da colocação desses títulos no mercado, resumido, é uma operação realizada por uma instituição financeira, mediante a qual, sozinha ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda no mercado. É uma operação de distribuição pública primária e secundária de títulos e que são lançadas novas ações ao mercado.

  1. Explique o que é e como funciona um IPO (2,5 pontos).

A IPO é o mecanismo pela qual algumas empresas realizam a primeira colocação pública de ações na bolsa de valores, ou seja, é um processo de lançamento inicial de ações junto ao mercado. A IPO funciona em três etapas: estruturação legal (antes); estruturação de vendas (durante); e estruturação do pós-venda (depois). Na primeira etapa que é a estruturação legal, a empresa vai se preparar para atender as exigências legais, tanto na CVM, quanto da Bolsa; na segunda etapa que é a estruturação de vendas trabalha com Market com o objetivo de maximizar a demanda final pelo ativo. A força de vendas dos coordenadores deve realizar um trabalho de divulgação dos fundamentos da empresa junto aos
potenciais investidores, possibilitando maior entendimento da empresa.
Um aspecto importante na estruturação de vendas é a destinação dos recursos da oferta. Uma explicação sobre a destinação dos recursos da oferta é fundamental para o engajamento dos investidores; e por último a estruturação pós-venda, que deve ser bem planejado pois a empresa passará a ter novas responsabilidade como; ter transparência, publicação de demonstrações financeiras, governança corporativa bem desenvolvida, dia- a dia com investidores e política de relações com investidores.

  1. Para um acionista, quais as variáveis a serem observadas na compra de ações? (2,5 pontos).

São o montante a ser investido; disponibilidade para acompanhamento; e
conhecimento sobre o mercado
.

  1. Explique e aponte as fórmulas dos índices de Laspeyres, Paasche e Ficher (2,5 pontos).

Índices de ações são números-índices temporais e complexos e muitas vezes ponderados. Os índices procuram medir a lucratividade média de uma carteira consolidada de diversos investidores em ações durante determinado tempo. Pode ser considerado indicador de variação de preços ou cotações de mercados utilizados para o acompanhamento do comportamento das principais ações negociadas numa bolsa de valores. Nos dão uma visão de todo o mercado, porque neles estão incorporados as principais ações e os principais setores de uma economia. E são considerados poderosos instrumentos para a avaliação comparada de performance de desempenho para gestores e investidores do mercado de capitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (405.4 Kb)   docx (965.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com