TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Capitais e Mercado Monetário

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

Curso de Administração

Mercado Monetário e Mercado de Capitais

Manaus

2017

Antonio Vinicios Maciel da Silva dos Santos

Lucas Graziel Teixeira dos Santos

Michel Ruiz

Milena Barbosa

Thayna de Oliveira Ferreira

Mercado Monetário e Mercado de Capitais

Manaus

2017

Mercado Monetário e Mercado de Capitais

1. Mercado Monetário

Podemos definir como Mercado de Capitais como um ramo dentro do mercado financeiro onde se negociam ativos financeiros. Um exemplo disso é o Certificado de Depósito Bancário (CDB), que são negociados tanto a partir de uma taxa fixa de juros (pré-fixados) quanto de uma taxa vinculada a índices econômicos (pós-fixados), tendo a finalidade de dar aos Agentes Econômicos (Empresas, Instituições Financeiras, etc.) a possibilidade de transformar sua riqueza em títulos ou valores com alto grau de liquidez.

Segundo Hoji (2001), estes agentes econômicos negociam em sua grande maioria títulos de renda fixa de curtíssimo prazo, geralmente de um dia. A este tipo de operação chamamos de Overnight. Neste mercado, o objetivo das corporações é satisfazer suas necessidades imediatas de caixa. Este mecanismo é importante, pois o Banco Central se utiliza deste mercado para aplicar a sua política monetária, com o objetivo de manter a liquidez do sistema financeiro através da venda e resgate de Títulos Públicos. Entre as razões para a grande procura para se investir no mercado monetário, pode-se mencionar a segurança, a possibilidade de alta liquidez e a flexibilidade.

2. Mercado de Capitais

O mecanismo usado para a distribuição de valores mobiliários, com o objetivo de gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e viabilizar o seu processo de capitalização damos o nome de Mercado de Capitais. Segundo Hoji (2001), sua finalidade é de financiar as atividades produtivas por meio de recursos de longo prazo. Ainda de acordo com Hoji, as principais modalidades encontradas neste tipo de Mercado são:

a) Emissão e subscrição de ações e;

b) Emissão de Debêntures.

As ações são títulos emitidos pelas instituições (as sociedades anônimas), que são a representação da menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações então se torna um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com