TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Micro e Macro

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

Faixa etária de renda até 2 salários mínimos, maioria das pessoas que vão ao mercado são amasiados, sexo que ficam empatados masculina e feminina , ensino medio completo, quantidade de filhos fica 1 à 3, freqüência com que as familias visitam o mercado para fazer comprar varia entre 2 à 3 vezes por mes, pela quantidade de vezes que vão ao mercado para comprar coisas que faltam o tempo varia em torno de 30min à 50 min, a forma mais comum de pagamento no mercado é através de cartões de crédito e cheque.

Com essa forma de pagamento houve a necessidade de adaptação do mercado para não perder vendas, também identificamos o pagamento de compras abaixo de R$50,00 à vista.

Pelo aumento do poder de compra da classe baixa e média foi constatado que muitos agora dão preferência para os produtos de marca, tais como OMO (sabão em pó), COCA-COLA (refrigerante), SKOL, BRAHMA (cervejas), TODDY, NESCAU (achocolatados).

O mercado como já sabe da preferência por esses tipos de produtos, e assim fazem um pequeno estoque separado para que nunca falte mesmo com o aumento do preço de qualquer um dos produtos os clientes compram, pois utilizam o critério da qualidade.

O mercado realiza controle para verificar a necessidade de aumentar os produtos ou não. Como não realiza grandes estoques, o mercado prefere observar a tendência dos hipermercados frente aos aumentos, principalmente no setor de alimentos que sofre influência climática, ou seja, pela falta de chuvas recente, houve um aumento significativo das frutas e legumes que estão sendo repassados ao consumidor. Neste sentido, como não é possível estocar esse tipo de alimento que perece rapidamente é preciso praticar o aumento do preço acompanhando a tendência do mercado.

O mercado como controle usa a nota anterior para comparar o aumento e assim aplica esse aumento nos produtos, assim se o fornecedor aumentar ocorre o repasse o consumidor o seu aumento.

A inflação influencia sim para o mercado, principalmente nos últimos meses, com a alta do índice estourando o teto da meta.

A inflação é sim a grande vilã, para os preços, a alta da inflação é extremamente prejudicial ao país. O aumento dos preços mina o poder de compra da população, especialmente das classes mais baixas que, com menos dinheiro no bolso, corre mais riscos de ficar endividada e inadimplente, como observou Samy Dana, professor de economia da FGV/SP.

A origem da inflação está na oferta e na demanda, ou seja, no que o mercado oferece e na procura por estes produtos ou serviços.

Houve uma melhor no mercado de trabalho com constantes quedas do desemprego, entretanto também ocorreu o déficit de mão de obra, os salários subiram, e esse aumento de renda também contribuiu para acelerar o consumo. Até aqui, não parece ruim, porém ao passo que a demanda cresceu, a produção vem caindo e o nível de investimento (para ampliar a capacidade produtiva), também. Com mais pessoas consumindo e menos produtos disponíveis, o desequilíbrio é inevitável e se reflete nos preços.

A concorrência é grande neste setor, principalmente quando se trata de minimercados. Neste sentido, existe um consenso entre estes em realizar ofertas e promoções, preocupando-se em não interferir na mesma data e na mesma forma de atuação.

1 2º DESAFIO - MÉTODOS QUANTITATIVOS

Decidimos pela abordagem do número de pessoas que compram tomate na semana, no mercado estudado, ou seja, a freqüência em cada dia da semana.

A variável escolhida foi a quantitativa discreta, pois lidamos com situações limitadas (compras).

O método abordado será o experimental, a amostragem será a probabilística sistemática.

Por fim, para a conclusão desta modalidade será empregado o método estatístico.

Tabela de distribuição de freqüências

Como medida de tendência central, optamos pela Média aritmética, conforme pode ser observado:

MÉDIA ARITMÉTICA

X = 7 + 8 + 9 + 10 + 11 + 12 = 9,5

6

Como medida de variabilidade, escolhemos a Amplitude total, como pode ser visualizado na página seguinte:

Valores = 7 8 9 10 11 12

AMPLITUDE TOTAL = 12 – 7 = 5

Por fim, concluímos que existe uma variação na procura do tomate de acordo com os dias da semana com sua freqüência aumentando mais para o fim da semana, conforme pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com