TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macro Economia

Artigo: Micro E Macro Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes. A economia divide-se em microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia estuda o comportamento dos indivíduos (unidades de consumo), das empresas e suas respectivas produções e custos e ao estudo da geração de preços de bens e serviços. Pode ser considerado um olhar microscópio sobre os objetos de estudo enquanto que a macroeconomia é um olhar telescópio sobre o nível de renda, emprego e desemprego, a poupança, etc. A macroeconomia aborda os níveis absolutos de preços, já a variação de preço de alguns bem de consumo em relação aos demais é preocupação da microeconomia.

O entendimento de um fato econômico muitas vezes requer o inter-relacionamento entre ambos, pois os dois gravitam em torno da limitação e do caráter finito dos recursos produtivos.

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o preço a suportar pelo dinheiro que se pega emprestado. A taxe de juros é utilizada pelo governo no controle da inflação, quando a economia está aquecida a uma forte tendência a alta daqueles produtos onde a procura seja superior a oferta, provocando assim um aumento da inflação, nestes casos o governo faz uso da política monetária, aumentando a taxa básica de juro (Selic). Esta taxa serve como parâmetro para as instituições financeiras, pois à partir dela é que se define quanto será cobrado nas operações financeiras. Com a alta de juros a uma redução no consumo pois por exemplo a prestação dos financiamentos fica mais alta. Como podemos ver no exemplo à seguir:” O Banco Central (BC) subiu nesta quarta-feira (28) o juro básico da economia brasileira, a taxa Selic, em 0,50 ponto percentual, para 9% ao ano. É a quarta alta seguida da taxa.

A decisão foi unânime e o aumento confirmou a principal aposta dos economistas, baseada no atual cenário de pressão inflacionária, agravado pelo aumento recente do dólar em relação ao real. A moeda americana valorizada encarece, em reais, produtos importados, como matérias-primas.

Poupança paga mais que renda fixa com juro básico em 9% ao ano

Com a Selic em 9% ao ano, veja como ficam os juros dos empréstimos

Na avaliação da autoridade monetária, "a decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano".”

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B.,

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”

Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com