TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monitoramento Gerencial

Por:   •  18/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Glossário

Avaliação de monitoramento gerencial e monitoramento gerencial analítico

Jordan R. A. Silva - 23 set 2021  

  • Monitoramento gerencial

Jannuzzi destaca observação a distância, os observatórios, as pesquisas, os observatórios etc., nos permitem ver o andamento das políticas públicas e as grandes tendências. Desenvolveu-se um conjunto de instrumentos de avaliação, de resultados, impactos, avaliação de processos, diagnóstico e monitoramento analíticos, que é uma perspectiva de uma conjunção entre a perspectiva de monitoramento gerencial com uma perspectiva de avaliação. Nota-se que os programas públicos não surtem seus impactos de forma imediata, depende da implementação do problema e, dependendo da área que aquele programa está atuando, isso pode se dar de forma mais rápida ou mais lenta. É necessário perceber o ambiente em que determinado programa vai ser inserido e, a partir daí, avaliar as possíveis adaptações no programa para se ter uma melhor efetividade e eficiência do programa. O monitoramento gerencial consiste em acompanhar de forma metodológica o que diz respeito a eficácia, levando em consideração os produtos, metas e tempo que se pretende atingir. Além disso, nesse monitoramento avalia-se o projeto de uma forma mais ampla, observando as possíveis possibilidade de curso de determinado programa.

  • Monitoramento analítico

O monitoramento analítico está relacionado com as informações produzidas pelo monitoramento gerencial, porém numa perspectiva analítica, crítica. É preciso avaliar as metas no geral e uma análise de como e aonde as entregas estão se dando com maior rapidez. É importante observar se está havendo atraso, observar a eficácia e efetividade. Esse monitoramento tem um viés avaliativo, já que o monitoramento se vale de uma cadeia lógica de possíveis intervenções a serem feitas a partir das avaliações. Tendo em consideração a grande produção de indicadores, deve-se tentar resolver isso pelo monitoramento analítico, observando os indicadores mais adequados para determinado programa, nesse monitoramento o gestor precisa fazer decisões com funcionalidades que permitam agregar minhas unidades de monitoramento, filtrar os indicadores mais importantes e eixos analíticos críticos na perspectiva da implementação de um programa.

Esse monitoramento tem a capacidade de avaliar possíveis impactos que podem estar influenciando o programa de forma negativa e, diante disso, intervir no processo para melhorar a qualidade a partir da disfunção percebida.

  • Indicadores

É importante perceber a definição de indicadores que foi feita por Jannuzzi, os indicadores podem ser usados para traduzir a operacionalização de determinados interesses, eles apontam as direções em que os projetos estão sendo encaminhado e como estes projetos estão de acordo com os objetivos, além de possibilitar para os gestores o monitoramento das atividades do programa para uma a partir de uma demanda que surgiu inicialmente (JANNUZZI, 2001, p. 138).  

Outro ponto de grande relevância, é o critério de escolha de qual indicador será usado para um programa específico, caso os indicadores escolhidos não forem os mais adequados para o programa em questão há a possibilidade de ele não passar as informações adequadas, os mais indicados são em relação a temática e realidade social em que o programa vai ser inserido, como dito anteriormente, é importante considerar o ambiente em que o programa está sendo inserido. Pode ser um programa de resultados positivos em uma determinada região, mas em uma região que tem uma vulnerabilidade econômica esse mesmo programa pode fracassar. Daí a importância de se fazer uma análise mais específica em relação aos programas (JANNUZZI, 2001, p. 143).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com