TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIVISÃO DO TRABALHO

Por:   •  2/11/2018  •  Resenha  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 7

ORGANIZAÇAO DO TRABALHO

Diz a respeito  a como a empresa organiza, distribui tarefas, e desenvolve a forma de executá-las.  A organização do trabalho e a engrenagem perfeita para que todo o sistema  funcione perfeitamente interligando todas as partes entre si. Um grande pensador e criador de varias ideias foi o Taylor, que propunha uma forma de organização do trabalho, com conceitos científicos e por isso seus estudos ficaram conhecidos como Administração Cientifica do trabalho.

DIVISAO DO TRABALHO

A divisão do trabalho é a forma como os indivíduos se organizam e se especializam na realização de certas tarefas, com a intenção de aumentar a eficiência da produção.  a mecanização do trabalho levou a divisão do trabalho e a simplificação das operações , substituindo as tarefas tradicionais por tarefas automatizadas e repetitivas. (a fim de elevar sua produtividade)

Vantagens: trabalhador mais qualificado, favorece a vida em sociedade pois cada individuo tem sua função na estrutura social.

Desvantagens: mão de obra indireta utilizadas pelas fabricas, padronização e mecanização do homem.

ORGANIZAÇAO DA PRODUÇÃO

É uma forma utilizada pelas empresas para que a produção de determinado produto, ocorra com menos tempo, menos desperdício e onde cada funcionário fique responsável por uma parte desta produção.

Os TRES CONCEITOS SE RELACIONAM com a Eng de Prod de forma complementar, uma vez que o objetivo do Engenheiro  de prod e montar uma linha de produção eficiente, para que se possa produzir mais, com maior qualidade, menor custo, com o objetivo de gerar lucro para a empresa, são importantes para os objetivos da eng de prod.

ESPECIALIZAÇAO DO TRABALHO

A especialização corresponde em como executar uma tarefa, havendo o treinamento do operador para um cargo especifico, ou seja, somente para uma única função , por exemplo, linha de produção.É  ela quem define o que cada funcionário ira realizar de acordo com sua função que foi previamente designada

Vantagens: aumento da qualidade no produto uma vez que o operador se encarrega apenas de uma tarefa; as atividades dos funcionários são de acordo com suas habilidades.

Desvantagens: menor remanejamento das tarefas para funcionários especializados, por encarregar apenas de uma função o trabalho vira um trabalho monotomo e repetitivo o que trás consigo doenças psíquicas e físicas.

 

RACIONALIZAÇÃO DA TAREFA E DO CARGO

A racionalização da tarefa e do cargo também e chamada de administração científica, que foi proposta por Taylor e baseia-se nas premissas: 1) O estudo de tempos e movimentos. 2)o planejamento precisa ser separado da execução da tarefa, separação clara entre quem opera e quem planeja (Divisão do trabalho)  3) Seleção do melhor operário para cada tarefa , aonde o mesmo precisa ser treinado. O funcionário não tinha direito de opinar sobre o processo, pois o mesmo e imposto e deveria ser feito somente de forma especificada, com isto o funcionário não tinha nenhuma liberdade de pensamento. Como o trabalho era repetitivo e cansativo, gerava doenças aos trabalhadores devido principalmente a repetição de movimentos. Caso o funcionário ficasse doente não se tinha  outro funcionário treinado para realizar a função, o que fazia com que a produção ficasse parada em determinada ponto.

ABORDAGEM DE ENRIQUECIMENBTO DE CARGO (ELEMENTOS)

Enriquecimento de cargos  significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação através da variedade ,autonomia, significado de tarefas, da identidade das tarefas e da retroação. V ( Executar varias atividades diferentes e inovadoras) A (Liberdade para planejar e programar o trabalho, escolhendo onde e como fazer o seu trabalho) S.T ( Compreensão do processo como um todo, ter conhecimento amplo da repercussão do trabalho)  I.D ( Identificação do trabalho com o colaborador , ter significado) R ( auto-avaliaçao, autodireçao, auto-realizaçao, a pessoa percebe e avalia o seu próprio desempenho) .

CONDIÇÕES QUE DETERMINARAM O ENRIQUECIMENTO DO CARGO

Com a crise do Taylorismno/ Fordismo, aonde se criticava o sistema pela sua falta de desmotivação , pelo surgimento de cada vez mais doenças psicológicas que eram causadas pela organização do trabalho que traziam consigo estresse, cansaço e pelas doenças físicas como a LER DORT que era provocada movimento monotomo e repetitivo das tarefas que eram determinadas aos operários. Com isso sobrou então apenas uma alternativa o enriquecimento de cargos , no final da década de 1920 e inicio da década d e1930, onde foi redesenhado as tarefas com o intuito recuperar as características do trabalho artesanal ,a fim de obter uma satisfação pessoal.

ELEMENTOS DA ABORDAGEM SOCIOTECNICA

Na abordagem sócio técnica o sistema de trabalho passa a ser visto como um conjunto de atividades que formam um todo funcional. A organização de trabalho passa a ser constituída por grupos semi-autonomos , onde cada grupo tem sua tarefa (Função) , onde cada grupo faz o seu próprio controle do trabalho e do processo  produtivo, ou seja o grupo tem autonomia para a tomada de decisão. O que acaba propiciando o desenvolvimento de múltiplas habilidades por parte dos indivíduos e ao oferecer funções diversificadas trás consigo um continuo aprendizado sobre o processo produtivo levando ao funcionário um maior grau de satisfação .

CONDIÇÕES QUE DETERMINARAM O DESENVOLVIMENTIOO DA ABORDAGEM SOCIO TECNICA

Surgiu em 1949, a partir de estudos em minas de carvão na Inglaterra e propunha a substituição de estruturas burocráticas de trabalho por arranjos não-lineares baseados nos sistemas técnico e social das organizações.  Foram as experiências nas minas de carvão que acabou determinando o desenvolvimento da abordagem sociotecnica , Naquela época conseguiu observar que os grupos que foram formados inicialmente mesmo sem a mecanização das operações tinham uma produtividade maior e também  menos  índices de absenteísmo e rotatividade do que aqueles grupos que foram formados a partir da exigência da mecanização. A justificativa seria então o trabalho em conjunto que o primeiro fazia para conseguir extrair o carvão , pois as equipes realizavam seu próprio sistema de rotatividade de tarefas e turnos. Já o outro grupo desenvolvia trabalhos  de forma isolada, o que consequentemente fazia com que precisassem de supervisão continua. Esta nova forma de organização envolvia a formação de “grupos” relativamente autônomos alternando turnos e papéis com um mínimo de supervisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com