TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORÇAMENTO PUBLICO

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

- Unidade I: O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública  

META 4: CRIANÇA COM DEFICIENCIA

A meta é garantir que todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com necessidades especiais tenham acesso à educação básica e recebam atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede formal de ensino.

NÃO FOI CUMPRIDA: Em 2018, apenas 40,4% das crianças de 4 a 17 anos com necessidades especiais recebiam atendimento especializado, o que está longe de atingir a meta de 100% em 2024. O relatório critica o governo por encerrar a educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão. A secretaria do MEC é responsável por garantir a educação inclusiva e estabeleceu uma secretaria modelo de educação especial voltada para casos especiais que não incluem funcionários. A educação tem deficiência nas classes normais.

Na minha opinião essa meta ainda está longe de ser cumprida, pois falta preparo dos profissionais da educação quanto ao tratamento desses alunos e também falta estrutura nas escolas publicas para o atendimento efetivo desses alunos nas escolas públicas brasileiras. Para que essa meta seja cumprida primeiramente é necessário apoio e recursos do governo. O estado deve fornecer ao aluno com deficiência um cuidador que o acompanhará nas atividades e em reuniões de acompanhamento de aprendizagem. O gestor deve reivindicar esse direito ao aluno através das secretarias estaduais ou municipais, podendo também buscar orientações em outros órgãos. Cabe também ao gestor dar orientações aos docentes, coordenadores e especialistas sobre o atendimento e interação com esse aluno. Cabe ao coordenador se atentar as possíveis alterações do PPP. O aluno, portanto, deve ter suas necessidades atendidas com materiais pedagógicos adaptados, sendo possível o uso de diversos recursos nas atividades. O gestor junto com sua equipe escolar deve conhecer esse aluno, devendo ele ter um diálogo para que todos sanem suas dúvidas, com essa conversa o gestor poderá caso necessário solicitar formação oferecida pela Secretaria da Educação. Já na sala de aula o professor deve orientar os alunos sobre a inclusão e orientá-los como proceder. O professor deve sempre analisar o comportamento do aluno e buscar auxílio dos especialistas e familiares, e em caso de incidentes deve-se alertar a família. Para que essa meta seja cumprida é necessário que o professor e toda a equipe de trabalho escolar estimulem esse aluno para seu melhor desenvolvimento, a avaliação não deve ser comparativa e sim em relação ao desenvolvimento individual do aluno.

META 6: EDUCAÇÃO ENSINO INTEGRAL

A meta é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica até 2024.

META NÃO CUMPRIDA: Os dados mostram que o número de matrículas em tempo integral caiu. Em 2017, 28,6% das crianças estavam matriculadas na escola. Em 2018, essa proporção caiu para 23,2%.

Na minha opinião o importante é oferecer um ensino de qualidade com profissionais bem preparados e conteúdos diretos. O ensino integral exige mais recursos como materiais pedagógicos e alimentação de qualidade e reforçada por exemplo, mas nitidamente vimos que faltam recursos governamentais para que essa ideia seja desenvolvida. Vimos muitos profissionais que ainda não estão preparados para esse tipo de ensino, muitas vezes o professor que sai da rede regular para uma escola com programa de ensino integral não se adapta ou tem dificuldades de se adaptar devido à alta exigência, o que faz com que muitos professores desistam de lecionar no ensino integral ou tenham mal desempenho. Sendo então necessário que haja orientação aos professores que irão lecionar nessas escolas de ensino integral e também que haja estrutura e materiais pedagógicos adequados para o bom desenvolvimento dessa meta. O gestor deve acompanhar os desenvolvimentos das propostas de ensino, assim como exigir do estado materiais necessários para o cumprimento da meta, além de supervisionar o desenvolvimento do professor em sala de aula, dando apoio caso necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com