TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Flexível

Por:   •  3/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

Orçamento Flexível

Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física já o Orçamento empresarial   é o ato de planejar e estimar os ganhosdespesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro. O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário. Existem vários modelos de orçamento, como: Estático; Flexível; Rowling; contínuo; B. Budgeting; Ajustado; Base Zero; Controle Matricial. Neste trabalho abordaremos um pouco sobre orçamento sobre orçamento flexível.

O orçamento flexível

É um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades iniciou-se na década de 70, na Alemanha por Kilger e Plaut (GPK), englobando dois princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis. Neste modelo orçamentário, ao invés de fixar todas as Peças Orçamentárias com base em um volume de produção ou vendas pré-determinado, a empresa admite uma faixa de variação dos Orçamentos de Custos, Despesas e Investimentos base na variação dos volumes de produção ou vendas. Ou seja, caso o volume de vendas aumente, é admitido um aumento proporcional aos orçamentos de Comissões, Impostos, Matérias-Primas etc., afinal, para produzir e vender mais, é lógico que estes itens também precisarão ser acompanhados. No orçamento flexível, a empresa tem a liberdade de adaptar seu orçamento empresarial para cada mudança de cenário, para elaborar um orçamento flexível eficiente, a empresa tem que distinguir custos e despesas, O que será “flexível” são os custos, e as despesas manterão seu cálculo estático. Porem o Orçamento Flexível também admiti variações nos Orçamentos de Gastos com Pessoal e Despesas Operacionais, porém em menor grau, pois estes itens são tidos como Despesas Fixas. Ou seja, são despesas que não variam diretamente conforme o volume de produção ou vendas. Tem objetivo auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado. Aplicabilidade: Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.

Vantagens do Orçamento Flexível

A possibilidade de permitir modificações mediante as alterações e / ou variações inesperadas, pode ser considerada uma grande vantagem desse tipo de orçamento em comparação com outros tipos de orçamento tais como o orçamento estático e orçamento base zero.

Outra vantagem é que o orçamento flexível mostra a relação entre custo e volume em curto prazo sendo por isso considerado altamente dinâmico porque as estimativas de despesas para qualquer volume ou ritmo de atividade podem ser rapidamente calculadas.

Desvantagens do Orçamento Flexível

Monitoramento contínuo das mudanças no ambiente dos negócios, custos altos; Os ajustes permitidos exigem de seus profissionais uma motivação para se adaptarem a constantes mudanças;
Adaptação de mudanças exige um nível de informação atualizado que contenha um grau de autenticidade elevado; operação é de risco.
O orçamento flexível pode ser caracterizado como complexo ao ser implantado.

A base para a elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre custos fixos e variáveis. Estes seguirão o volume de atividades, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.
Devem-se seguir basicamente cinco etapas para a elaboração:

1. Determinação do preço orçado unitário de venda, dos custos variáveis orçados, por unidade e dos custos fixos orçados;
2. Determinação da qualidade real de medidas de receita;
3. Determinação do orçamento flexível da receita com base na receita unitária orçada e no número real de medidas da receita;
4. Determinação da quantidade real das medias de alocação dos custos;
5. Elaboração de orçamento flexível de custos, baseado nos custos variáveis unitários orçados, custos fixos e quantidade real das medidas de custo.·.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com