TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO POR COMPETÊNCIA COMO FORMA DE ALAVANCAR OS RESULTADOS NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  26/1/2019  •  Artigo  •  8.232 Palavras (33 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 33
  1. O PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO POR COMPETÊNCIA COMO FORMA DE ALAVANCAR OS RESULTADOS NA ORGANIZAÇÃO

Ricardo Xavier da Silva - ricardo@charrua.agr.br

MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas

Instituto de Pós-Graduação - IPOG

Formosa, GO, 30 de junho de 2018

Resumo

As organizações contemporâneas exigem de suas lideranças uma participação mais efetiva em seus resultados e produtividade. A gestão de pessoas destas organizações tende a buscar, de modo peculiar, elementos que caracterizem a liderança, a motivação e autonomia no grupo e, que o torne cada vez mais sólido e voltado para resultados. Neste sentido, este estudo ora descrito tem por objetivo principal analisar a evolução da liderança e sua atuação no contexto organizacional, observando as atividades do líder dentro de um ambiente de equipe ressaltando sua importância na conquista de resultados. O estudo foi realizado tendo como base a pesquisa teórica, em que se focaliza autores diversos na conceituação de liderança, bem como de conceitos pertinentes a sua aplicação prática nas organizações contemporâneas. Na perspectiva liderança, optou-se ainda por apresentar novos conceitos nesta perspectiva, tais como a gestão por competência, que de acordo com autores analisados influencia na motivação dos colaboradores ampliando os resultados organizacionais. A pesquisa foi desenvolvida em livros e artigos da área sendo utilizados os pertinentes ao assunto tratado. Os resultados do estudo evidenciam que no contexto atual, os aspectos referentes a liderança e a competência se interpõem no contexto organizacional, tornando evidente a necessidade de que os gestores, bem como colaboradores encontrem o ponto de equilíbrio destes conceitos na prática para garantir a produtividade e satisfação das necessidades e expectativas pessoais e organizacionais.

Palavras-chave: Liderança. Gestão por competências. Resultados. Organização.

1. Introdução

O contexto organizacional contemporâneo exige novas posturas do líder, tendo como foco a gestão de pessoas voltada para a garantia do alcance dos resultados organizacionais. Levando-se em consideração de que é cada vez mais iminente a necessidade de manter o grupo focado nos resultados, sendo este resultante da liderança, da motivação e da autonomia. Esta, por sua vez, passa por constantes desafios em função da necessidade do estabelecimento de novas estratégias corporativas que estejam em sintonia com a visão, a missão e os objetivos organizacionais. É relevante ressaltar ainda que as políticas adotadas pela maioria das organizações contemporâneas ainda não são suficientes para atender a demanda atual no que concerne a adoção, por parte dos colaboradores, de uma postura proativa diante da necessidade de tomada de decisões.

Os contextos descritos das organizações atuais demonstram que ainda hoje, há profissionais que são considerados como meros recursos produtivos. Ao analisar esta postura por parte das organizações, torna-se evidente que é importante que as mesmas adotem uma nova postura, pois a era do conhecimento exige organizações onde o capital humano seja visto como parceiro da instituição, caracterizando-se como seu capital primeiro ou primordial.

Diante destas considerações, este estudo de caso visa responder ao seguinte questionamento: De que maneira o líder pode atuar na organização tendo a finalidade de alavancar os resultados da organização por meio da gestão por competência?

As discussões pertinentes a esta questão levam a compreensão também de que as concepções anteriores de liderança precisam ser revistas, principalmente no que se refere ao envolvimento direto dos gestores na formação e desenvolvimento dos colaboradores da equipe, bem como da proposição de autonomia como foco de equalização dos resultados organizacionais. Considerando tal pressuposto é relevante que os lideres nas organizações implementem situações onde os colaboradores sejam impulsionados a buscar novos conhecimentos que lhes possibilitem o crescimento dentro da organização, aprendendo a ter iniciativa para buscar seu autodesenvolvimento e ampliando sua motivação e produtividade.

Ao adotar uma nova postura, calcada na proatividade e a divisão da responsabilidade na interação e desenvolvimento do grupo como um todo, envolvendo desde os líderes até os colaboradores, a organização consegue estabelecer parâmetros da gestão por competência, tão necessária no contexto atual como fator ampliador dos resultados positivos nas empresas. O cenário contemporâneo exige estes novos atributos e faz com que colaboradores e organização cresçam a partir da compreensão de que cada um faz a diferença na sua área de atuação.

Outro ponto pertinente nesta discussão refere-se a necessidade de que as organizações descubra e incentive os talentos que tem em seu ambiente. O gerenciamento de talentos não é algo fácil, pois exige um olhar diferenciado as habilidades de cada individuo e não de setores, mas é um importante elemento na motivação do grupo. O desafio ora apresentado encontra subsídios essencialmente na gestão por competência que é o ápice do desenvolvimento do trabalho do líder que tem como foco a conquista de resultados. Organizações contemporâneas só conseguem se manter no mercado a que pertencem se puder contar com pessoas talentosas geridas de forma responsável por suas lideranças, que tenha um ambiente com clima saudável, motivador e que lhe possibilite progresso para trabalhar.

Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar a evolução da liderança e sua atuação no contexto organizacional, observando as atividades do líder dentro de um ambiente de equipe ressaltando sua importância na conquista de resultados. Os objetivos específicos do estudo foram formalizados da seguinte forma: Identificar conceitualmente a visão contemporânea da liderança na gestão de pessoas; descrever os aspectos motivacionais e de liderança como pressuposto para a implementação da gestão por competência; analisar a autonomia como foco de ação proativa por parte dos colaboradores.

O estudo ora apresentado é uma pesquisa teórica desenvolvida com base em diversos estudos analisando a proposição dos elementos centrais desta temática. Foram analisados autores diversos focalizando na liderança, motivação, autonomia e gestão por competências. São elementos centrais na ampliação do campo de atuação das organizações contemporâneas.

A realização deste estudo tem fundamental importância para a análise e compreensão da relação entre a teoria e a prática acerca da liderança na organização como propulsora da autonomia e crescimento organizacional. Do ponto de vista acadêmico distingue-se dois pontos pertinentes: ampliação do conhecimento acerca da temática; ampliação dos conceitos ora apresentados focando a realidade contemporânea. São pontos cruciais na compreensão desta forma inovadora de gestão que converge para a valorização do profissional como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.1 Kb)   pdf (293.7 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com