TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO INVESTIDOR

Por:   •  13/12/2021  •  Artigo  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 13

UMA ANÁLISE DO PERFIL DO INVESTIDOR

Carine Pimentel Meirelles[1]

Resumo

Em função do surgimento de novas tecnologias e a velocidade das informações, é muito importante que as pessoas sejam preparadas não apenas para a assistência, mas para participar e encarar esta evolução. A educação financeira é um gigante equipamento nesse processo, uma vez, que por meio dele, é possível gerencial de uma forma diferenciada as finanças pessoais, possibilitando uma capacidade maior para que as pessoas possam ter as melhores decisões. O objetivo deste artigo é identificar o perfil investidor dos associados Sicredi – Zona Sul, para levantar os critérios que induzem esses associados a optarem dentre os principais tipos de investimentos. Foi utilizado uma pesquisa com abordagem quantitativa e sua análise foi construída a partir da aplicação de um questionário contendo perguntas sobre conhecimento financeiro. Percebeu-se que a maior parte dos associados possui perfil de Investidor Defensivo.

Palavras-chave

Investimento Financeiro. Perfil do Investidor. Associados.

Introdução

Hoje com o desenvolvimento sócio econômico acelerado, e a oferta de créditos e investimentos em alta, maior parte da população parte de sua renda com o intuito de investir em bancos ou instituições financeiras, obedecendo aos objetivos pessoais de curto, médio e longo prazo, dois quais são: preservação do capital, reserva para emergência, aposentadoria, compra de imóveis, entre outros motivos.

Esse fragmento que poupa e guarda seu dinheiro, tem diferentes objetivos e metas. Para atender essa demanda as instituições financeiras têm preparado diversos produtos de investimento, que tem o objetivo de atender a demanda desse público poupador ou aplicadores, criando diversas formas de atrair esse cliente e fazer com que o mesmo o adquira.

Com isto, buscou-se observar os diferentes tipos de investimentos existentes e ofertados pela Cooperativa de Crédito Sicredi Zona Sul – RS, e por meio das aplicações observadas nos produtos disponíveis, identificar o perfil dos investidores da mesma.

A elaboração deste relatório especifica, em primeiro momento, a revisão de literatura, com a apresentação da metodologia, e em seguida resultado e discussão, conclusão e referências.

Tipos de Investimentos

O termo investimento muitas vezes pode ser colocado de uma maneira um pouco equivocada. Um grande exemplo é quando se acessa Home Broker(Home Broker é um sistema oferecido por diversas companhias para conectar seus usuários ao pregão eletrônico no mercado de capitais e no mercado de private equity) ou pede-se a um corretor que compre ações de algum tipo de companhia; este é um exemplo simples de poupar dinheiro. No entanto, quando se adquire um novo capital, isso significa bens que geram novos bens de riquezas, de fato se está investindo.

Para Holanda (1976, p. 259) investimento é “qualquer aplicação de recursos de capital, com vistas de obter um fluxo de benefícios ao longo de um determinado período futuro”.

Para Galesne, Fensterseifer e Lamb (1999), investir significa comprometer o capital atual para manter ou melhorar a situação econômica da empresa; semelhante também é a definição de Bodie, Kane e Marcus (2000), quando ao comprometimento de recursos financeiros ou outros recursos na expectativa de benefícios futuros.

No entanto o termo investimento sempre é usado quando nos referimos a qualquer aquisição de ativos financeiros e são diferentes motivos que levam as pessoas pouparem dinheiro, preservar o capital, aposentadoria, aquisição de bens, viagens. No momento em que o investidor decide procurar pela melhor opção para investir essa poupança, segundo manual de Certificação Profissional ANBIMA CPA-10 | MODULO IV, Princípios de Investimento, mesmo que intuitivamente, está buscando uma alternativa de investimento que melhor combina os 3 atributos básicos citados abaixo:

  • Rentabilidade
  • Liquidez
  • Segurança

É muito complicado encontrar os três atributos em um único investimento, ou seja, encontrar um investimento que seja ao mesmo tempo rentável, seguro e com alta liquidez. O investidor terá que escolher pelo equilíbrio dos fatores que achar mais importante e tudo isto dentro de um futuro de tempo e objetivo, risco e retorno do mesmo.

Perfil do Investidor

As características de um investidor podem diferenciar de um indivíduo para o outro, sendo que alguns podem procurar nos seus investimentos um retorno maior ao custo de um risco maior, ou podem buscar aplicações sem risco nenhum, no qual conseguem obter um rendimento baixo e fixo. O correto é que o investidor deve sempre estar alerta ao mercado e aos investimentos em que mentem seus recursos aplicados.

Para Brum (2006) o perfil dos investidores geralmente e definido através de pesquisas que utilizam alguns padrões, como: idade do investidor, objetivo do retorno, prazo para utilizado do recurso e grau de aversão ao risco. Esta definição é exageradamente importante, principalmente para o investidor, porque desta maneira ele poderá dirigir seus recursos para investimentos que sejam certos as suas necessidades. O autor classifica os investidores em três perfis:

  • Conservador: o investidor que tem este tipo de perfil, não se expõe ao risco, ele investe em no curto prazo em poupança e imóveis;
  • Moderado: é o investidor que procura investir a longo prazo, que busca retorno superior a renda fixa, correndo mais riscos que o conservador;
  • Agressivo: este sim procura investimentos de longo prazo em troca de uma rentabilidade maior, possuindo em seu portfólio de investimentos em ações e fundos de renda variável.

As três categorias citadas por Brum (2006) também são citadas por Souza (2005) em sua pesquisa sobre comportamento do investidor, pois as mesmas são utilizadas por instituições financeiras Américas para o posicionamento dos investidores quando ao seu perfil.

Metodologia

A pesquisa se deu em caráter qualitativo, porque se baseou na análise do contexto atual dos produtos de investimentos do Sicredi Zona Sul para fazer uma descrição da situação atual e com risco, tentar evidenciar o perfil do investidor desta praça proporcionando assim a oportunidade de melhorias e crescimento. O questionário foi aplicado em 32 associado, sendo 15 associados com perfil Defensivo, 10 Conservador, 5 Moderado e 2 Arrojado.

Resultados e Discussão

Vejamos então quais são os tipos de ativos financeiros disponíveis na Cooperativa Sicredi Zona Sul em que o associado pode acessar, analisando as alternativas, os riscos, negociando taxas e preços e tomando decisões por conta própria de ser investir ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com