TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA PERFIL DE INVESTIDOR E A VANTAGEM DA DIVERSIFICAÇÃO DE CARTEIRAS

Por:   •  10/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA PERFIL DE INVESTIDOR E A VANTAGEM DA DIVERSIFICAÇÃO DE CARTEIRAS

O risco pode ser entendido como sendo uma incerteza sobre ganhos futuros ou a probabilidade de uma perda financeira ocorrer. Existe uma estreita relação entre risco e retorno. Ambos estão diretamente relacionados e andam sempre de mãos juntas. Pois, quanto maiores a quantidade de riscos, maiores serão as chances de se ganhar em aplicações financeiras e vice-versa. Ou seja, a busca por ativos que aparentem maior retorno, deve ser realizada considerando os riscos envolvidos em cada um. Pois, na maioria das vezes, investimentos menos arriscados, significa que o retorno tende a ser menor. Já em investimento que aparenta uma maior quantidade de riscos, os retornos pode ser melhores.

O retorno por sua vez, pode ser visto como sendo a porcentagem ou a taxa de ganho que ocorrerá com a escolha de um ativo, ou seja, é o lucro que será retornado ao investir em determinado ativo/operação.

Embora se busque pelo menor prazo possível ao se realizar um investimento, ou seja, quando se decide investir em determinado ativo, esperam-se resultados e retornos mais rápidos, o conceito de riscos tende a ser mais abrangente e necessita de estudos profundos e avaliações contínuas que forneçam um melhor horizonte de assertividade. Nesta perspectiva, os riscos pode ser divididos em alguma categorias, dentre elas:

Riscos específicos da empresa que compreenderá o Risco operacional e Risco financeiro; Riscos específicos do acionista que dirá respeito ao Risco de taxa de juros, Risco de liquidez e Risco de mercado e por fim, os riscos Riscos da empresa e do acionista que fará referência ao Risco de evento, Risco de câmbio, Risco de poder e o Risco tributário.

De tal forma, atentar para a relação entre risco e retorno, é entender que a frequência de investimento, permitirá a classificação do investidor. Tal classificação diz respeito ao perfil do investidor. O perfil do investidor pode ser entendido como sendo uma análise que irá identificar as preferências e expectativas de uma pessoa em relação aos investimentos. Os investidores pode ser classificados em: Conservador, Moderado e Agressivo.

O investidor “Conservador” é aquele que investidor mais cuidados e seguro que irá optar pela segurança do seu patrimônio acima da rentabilidade. Ou seja, ele optará por investimentos que não comprometam seu patrimônio, optará por investir em ativos que não tragam grandes retornos, desde que seus bens estejam mais completamente seguros e fora de riscos.

O investidor “Moderado” é aquele que que ainda mantém um forte interesse pela segurança do seu patrimônio, mas que está disposto a abrir mão de parte dele (em alguns momentos), para ter retornos melhores. Um investidor moderado já está no processo de fazer seu patrimônio crescer e pode, eventualmente, investir em ativos mais arriscados do que os investidores conservadores.

O investidor “Agressivo” é aquele que possuirá alta tolerância a riscos e uma baixa necessidade de liquidez em curto ou médio prazo. Ele também estará disposto a aceitar as possíveis oscilações que apareçam nos mercados de riscos e aceitará as possíveis perdas de parte do capital investido na busca por retornos diferenciados a longo prazo.

Carteiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com