TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PIM I UNIP

Por:   •  2/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

        [pic 1]

    UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO COMERCIAL

RELATÓRIO PIM I

Cosmópolis -2019

Nº.

NOME

RA

01

Simoni Cotinguiba de Souza        

1934883

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho mostrará como as matérias: Fundamentos na Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas são aplicadas na Loja Real Cosméticos que nasceu no ano de 2002 no centro de Cosmópolis e hoje são três lojas sendo duas situadas em Cosmópolis e uma em Artur Nogueira.

Com o decorrer das pesquisas descobri que a Teoria Aplicada é a Teoria Comportamental e a Administração por objetivos que juntas são desenvolvidas para o crescimento da loja, buscando uma boa comunicação entre colaboradores e lideres através de reuniões e um dialogo aberto para qualquer esclarecimento.

Como técnica de Informação a loja hoje é informatizada através de um Sistema conhecido como Data System que auxilia toda a administração da loja, dando suporte para ela, pois esse sistema interliga as três unidades para que juntas sejam apenas uma.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A loja Real Cosméticos foi fundada no ano de 2002 onde teve inicio no endereço: Rua Santa Gertrudes, 610, Centro – Cosmópolis, com decorrer dos anos em 2011 houve a oportunidade da Segunda loja na cidade de Artur Nogueira localizada no endereço: Rua Sete de Setembro, 1397, Centro e a terceira loja surgiu no ano de 2014 no endereço: Rua Campinas, 267, Centro - Cosmópolis. Portando hoje  no mercado são três lojas no ramo de cosméticos duas em Cosmópolis e uma em Artur Nogueira. Hoje há 20 colaboradores sendo uma empresa de médio porte com um faturamento em torno de $300.000,00 sendo o valor estimado das três unidades juntas.

Hoje há como concorrentes, os diretos que são as lojas físicas em Artur Nogueira há a loja Vitoria,Pink Black,Lolita,Cristal Star, e em Cosmópolis a loja Jade Cosméticos,Luck e Bia Blush e os indiretos que são os salões de cabeleireiro e vendedores ambulantes ,ou seja,os de porta em porta .

MISSÃO E VALORES

“A  Real Cosméticos surgiu com o intuito de oferecer ainda mais beleza para as mulheres, buscando contribuir com a sua autoestima e bem estar.”

"Nosso maior orgulho é ver a satisfação no rosto de cada cliente com nosso trabalho, produtos e atendimento."

(REAl Cosmeticos  Disponível em: em:https://www.facebook.com/pg/lojasrealcosmeticos/about/?ref=page_internal Acesso em :06 abril 2019)

De acordo com a pesquisa realizada nota-se que a empresa usa a Teoria Comportamental e a Administração por Objetivos-APO.

A Teoria Comportamental é todo um conjunto de necessidades onde quando supridas os objetivos são alcançados.

Para os sistemas que adotam a Teoria Comportamental, o mais importante numa organização é o seu sistema social, ou seja, as pessoas que fazem parte da companhia, assim como as suas necessidades, sentimentos, atitudes e comportamentos como integrantes de grupos e conjuntos. É importante ressaltarmos que o enfoque comportamental nos dias atuais foca principalmente nas características individuais

o ser humano e no comportamento coletivo das pessoas.

( A TEORIA COMPRTAMENTAL NA EMPRESA. www. fagv.com.br,04 março 2015 Disponível em:https://fagv.com.br/noticias/teoria-comportamental-da-administracao/.Acesso em 16 de Abril de 2019)

A Administração por Objetivos é o ciclo onde se motiva o colaborador para que alcance o objetivo.

A motivação pode ser entendida pela vontade e o desejo de imprimir esforços, voltados para conquista de objetivos e resultados. Estes objetivos ou metas podem ser individuais ou organizacionais e se dispõem a atender as expectativas e satisfazer certas necessidades[...]

(UNIP Interativa, Autor: ProfºLivaldo dos Santos,pagina 75, Fundamentos da Administração).

Portanto a empresa estabelece metas e como instrumento de motivação é usado premiação em dinheiro, onde por cada produto vendido ela ganhará a sua bonificação. Em datas especiais como o aniversário o colaborador ganha o bolo de aniversario e o refrigerante, páscoa é distribuído ovos da páscoa e no natal ganhasse um valor x. E todos esses métodos são usados para que o colaborador saiba que ele é querido pela empresa onde trabalha.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação é algo essencial na empresa, pois ela conduzirá o seu andamento para alvo ou o deixará distante.

[...] Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "participar algo, tornar comum". Desde o princípio dos tempos, a comunicação sempre foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.

Por definição, a comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor através de determinado canal [...].

(VAZ Paula. Comunicação empresarial conceitos e objetivos. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/academico/teoria-comportamental-na-administracao/107956/).Acesso em 06 de Abril de 2019)

Comunicação Interna

A comunição interna é a transmissão de informações dada através de meios que liguem colaboradores e lideranças sendo feita na Real Cosméticos através de:

Reuniões: onde se relata as mudanças, opiniões, sendo de maneira simples e com palavras de fácil entendimento onde é aberta para as colaboradoras darem a sua opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com