TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE BENEFÍCIO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  16/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

1.        Introdução        2

2.        Objectivos        2

2.1.        Objectivo geral        2

2.2.        Objectivos específicos        2

3.        Metodologia        3

4.        PLANO DE BENEFÍCIO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES        4

4.1.        Conceito de benefícios        4

4.2.        Objectivos de benefícios        4

4.3.        Conceito de benefícios sociais        5

4.4.        Analise de beneficios sociais do lado de empregadores e dos empregados        5

4.5.        Factores da origem e crescimento dos planos de servicos e benificios sociais        5

4.6.        Tipos de beneficios sociais        6

4.7.        Classificação dos benefícios sociais        6

4.7.1.        Quanto a sua exigência        6

4.7.2.        Quanto a sua natureza        7

4.7.3.        Quanto a seus objectivos        7

4.8.        Vantagens de benefícios sociais no seio organizacional        7

4.9.        vantagens de benificios sociais no seio dos empregados        8

4.10.        Tipos de serviços e benefícios sociais quanto aos seus objectivos.        8

4.10.1.        Assistências        8

4.10.2.        Recreativas        8

4.10.3.        Supletivos        9

4.11.        O marketing dos benefícios no ambiente organizacional        9

5.        Conclusão        10

6.        Bibliografia        11

  1. Introdução

O estudo em causa, da Gestão de Recursos Humanos tem como tema Planos de Benefícios Sociais. Onde dentro dos planos de benefícios sociais falar-se-á de quase tudo concernente a este, especificamente do conceito e objectivos dos benefícios, conceito dos benefícios sociais, Analise de benefícios sociais do lado de empregadores e dos empregados, Factores da origem e crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais, tipos e classificadores dos benefícios sociais, Vantagens de benefícios sociais no seio organizacional e pessoal, tipos de serviços e benefícios sociais quanto aos seus objectivos e o marketing dos benefícios no ambiente organizacional.

Este trabalho tem o propósito de demonstrar a importância dos Benefícios Sociais, tanto para as empresas que os ofertam quanto para os empregados que os recebem, analisando os aspectos legais relevantes que dão amparo para a redução de custos com os tributos envolvidos de acordo com a legislação vigente. Para que o leitor possa seguir uma sequência lógica das ideias, se fez necessário um levantamento de informações em literaturas que dispõem acerca da legislação, bem como a descrição sobre os Benefícios Sociais propriamente ditos.

  1. Objectivos

  1. Objectivo geral

Analisar a importância dos Benefícios Sociais na redução de custos dos tributos das empresas e na vantagem para os colaboradores com o amparo da legislação.

  1. Objectivos específicos

  • Descrever o Sistema de Benefícios Sociais;
  • Realizar uma pesquisa histórica sobre os benefícios, as leis trabalhistas e a legislação que regulamenta os Benefícios Sociais;
  • Analisar o custo dos tributos, sob os aspectos legais para a empresa e pesquisar implementação de estratégias visando a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

  1. Metodologia

A metodologia empregada no trabalho foi a descritiva, com base em pesquisa teórica e bibliográfica.

Segundo LAKATOS1, a metodologia não procura soluções, mas escolhe as maneiras de encontrá-las, integrando os conhecimentos a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas e filosóficas.

  1. PLANO DE BENEFÍCIO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

  1. Conceito de benefícios

Os benefícios são uma forma de remuneração indirecta que visa facilitar a vida dos funcionários que se não sendo proporcionados pela organização teriam que ser pagos integralmente com o próprio salário. Além disso, essas regalias e vantagens oferecidas pelas organizações poupam tempo, dinheiro e esforços das pessoas para poderem adquiri-los.

De acordo com Chiavenato, os benefícios devem satisfazer às diferentes necessidades humanas dos funcionários.

Estes benefícios incluem: Saúde e segurança, férias, pensões, planos de educação, descontos em produtos da companhia, etc.

  1. Objectivos de benefícios

Os benefícios atingem dois grandes objectivos que são:

  1. Objectivos organizacionais 
  • Serem competitivas no mercado de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos empregados, melhorar o clima organizacional, reduzir a rotatividade de pessoal e o absenteísmo, facilitar a atracção e manutenção dos recursos humanos e aumentar a produtividade em geral.
  1. Objectivos pessoais
  • Necessidades intrínsecas são as endógenas. Por exemplo: necessidades sociais, de relacionamento, de status, etc., e podem ser supridas pela organização graças às políticas sociais, valores culturais, práticas gerenciais e outras formas que privilegiem o atendimento desse tipo de necessidade. “Os principais factores higiénicos são: salário, benefícios sociais...” (CHIAVENATO, 2003. P.333);
  • Necessidades extrínsecas são as exógenas. Por exemplo: incentivos financeiros, serviços, seguros, etc. Essas necessidades são satisfeitas pelas empresas por meio de “pacotes” (conjunto de benefícios), que, somados ao salário percebido pelo empregado, formam concretamente a sua remuneração.

  1. Conceito de benefícios sociais

Segundo CHIAVENATO, os benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhe esforços e preocupação. Podem ser financiados, parcial ou totalmente, pela empresa. Contudo, constituem meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. Os benefícios sociais constituem um aspecto importante do pacote de remuneração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com