TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO IDOSO DE VENCEDORES

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

   

 PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO IDOSO DE VENCEDORES

Flavia Luciana Peron  – RA 7581604056

                               Polo Rio Claro

2015


I - Marco Referencial :  Populacão  idosa do município de Vencedores

  1. – Marco Situacional:

O município de Vencedores conta com 17% de idosos em sua população, muitos deles sem nenhum tipo de renda .Contam apenas com atendimento de saúde básico,pois o município não conta com atendimento de medico Geriatra, em sua maioria são analfabetos e trabalhadores rurais , sem conhecimento de Programas de Assistência do Governo .

  1.  - Marco Doutrinal: 

O Projeto Social Melhor Idade, tem como objetivo atender as Políticas de Atenção a pessoa Idosa ( a partir de 65 anos), de acordo com o que determina a Política Nacional do Idoso  (Lei nº 8842 de 04-01-94).

  1.  - Marco Operativo: 

A criação deste projeto esta direcionada para a implementação de ações que propiciem ao idoso o reconhecimento de sua cidadania  , buscando melhorar sua qualidade de vida.Pretende identificar junto aos familiares e idosos as dificuldades pessoais , sociais e de saúde que possam acarretar riscos a sua vida, buscando soluções adequadas individuais ou coletivas de acordo com a realidade de cada um.Orientar sobre seus direitos sócio assistenciais .

II – Diagnóstico: -

No município de Vencedores a população idosa, em sua maioria é constituída de trabalhadores rurais e analfabetos , por sua vez desconhecem os programas de  Assistência aos quais tem direito, há portanto a necessidade de estratégias claras e objetivas , para orientação e inclusão dos mesmos.

III – Programação

3.1 – Objetivos

-Viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, proporcionando-lhe integração as gerações.

-Proporcionar  melhoria na qualidade de vida as pessoas da Terceira idade orientando sobre seus direitos sócio  Assistenciais.

-Utilizar as expressões artísticas, movimentos religiosos,, culturais e tradicionais de forma lúdica, como motivadores para elevar auto estima e gerar qualidade de vida, complementado-as com atividades sócio-educativas que permitam ao idoso conhecer seus direitos e consequentemente assegura-los.

3.2 Políticas e estratégias

-Criação do Plano Municipal de Assistência ao Idoso.

-Viabilizar junto a Secretaria de Saúde a contratação de médico Geriatra para o atendimento específico, ampliar e fortalecer programas destinados aos idosos no Centro de Saúde.

-Implantar junto a Secretaria de Educação programas de Alfabetização para idosos.

-Promover junto a Secretaria de Esportes e lazer atividades culturais para idosos, na condição de publico e ou produtor, veicular informações que estimulem o acesso dos idosos a eventos culturais.

3.3 Determinações gerais:

As atividades serão realizadas por equipe multiprofissional  , com a formação de grupos para visitas domiciliares e acolhimento para orientação e encaminhamentos pertinentes a cada caso.

Construção de grupos que possibilite a troca de informações e atividades, bem como palestras educativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (116.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com