TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA

[pic 4]

Elaborado por: Augusto Scifoni Bascchera

Disciplina: Logística Reversa e Economia Circular

Turma: 0522-2_2


Introdução e contextualização a respeito da empresa e do produto

Fundada em 1818 na cidade de Amsterdã (Holanda), a Bunge é uma empresa multinacional dos setores do agronegócio e de alimentos e está sediada atualmente em Missouri, nos Estados Unidos. Conforme informações do próprio site, a empresa é líder mundial em processamento de sementes oleaginosas e uma das maiores produtoras e fornecedoras de óleo, gorduras e proteínas vegetais. A Companhia fornece commodities de alta qualidade ao redor do mundo, possui aproximadamente 23.000 colaboradores e mais de 350 instalações, localizadas em mais de 40 países.

No Brasil, realiza a fabricação de produtos alimentares e é detentora das marcas Soya, Primor e Salada. Em seu portfólio de produtos vendidos, os principais são: soja, farelo de soja, óleo bruto de soja, farinha de trigo, óleo de soja refinado, milho e óleo de milho. A Soya é a marca de óleo mais vendida do Brasil e além da variedade de óleos produzidos (soja, milho, canola, girassol e algodão), também possui margarinas e maioneses, de acordo com o site da marca.

A Bunge possui uma forte atuação no setor de Sustentabilidade e estabelece metas e compromissos que dão sustentação às ações voltadas aos temas de mudanças climáticas, desflorestamento, consumo de água e energia, realizando a promoção de cadeias de suprimentos responsáveis e promovendo transparência e responsabilidade socioambiental.


Propostas para o design ecológico

Com o objetivo de consolidar a sustentabilidade como base de seu modelo de negócios e estabelecer uma cadeia de suprimentos responsável, a Bunge promove a agricultura sustentável e implementa projetos que protegem e restauram meio ambiente, desenvolvendo processos de melhoria contínua com foco na redução de resíduos e utilização racional de água e outros recursos não renováveis, segundo informações da seção de Sustentabilidade do site da Bunge.

Com base em toda a sua cadeia de produção e considerando os mais diversos produtos da empresa, a Bunge estabeleceu em seu Relatório de Sustentabilidade 2022 metas em suas operações globais com o objetivo de minimizar os impactos ambientais:

  • Promover a descarbonização dos seus fornecedores;
  • Produzir e promover o consumo com base em energia renovável;
  • Melhorar o transporte e a logística em toda sua cadeia de valor.

Com foco nos produtos da marca Soya, especificamente os mais variados óleos fabricados, segundo o Relatório de Sustentabilidade 2018 da Bunge South America, a empresa desenvolveu uma garrafa de óleo mais leve, utilizando uma menor gramatura. A informação é corroborada no site da própria marca Soya, onde é possível verificar que a partir da inovação tecnológica de envase e da reformulação das garrafas e tampas, são economizados anualmente cerca de 2,5 mil toneladas de plástico polietileno. Esta mudança no processo de produção além de proporcionar uma economia de matéria prima e energia, também facilitou o processo de reciclagem do material.


Estratégias de retorno do produto pós-consumo

A fim de apoiar a Economia Circular, a Bunge incorporou o processo de logística reversa, com o intuito de promover a responsabilidade pós-consumo. Conforme consta no Relatório de Sustentabilidade 2021, através das associações ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a Bunge é signatária do Acordo Setorial de Embalagem, o qual promove a implantação do processo de logística reversa de embalagens com base na responsabilidade compartilhada.

        Por meio da marca Soya, a Bunge promove desde 2006, o Programa “Soya Recicla”, com o intuito de realizar a conscientização da população sobre a reciclagem e a correta destinação do óleo de cozinha, evitando que o descarte seja feito de forma incorreta, através do sistema de esgotamento sanitário. O programa é baseado na coleta do óleo usado e na transformação deste resíduo em matéria prima para a produção de sabão biodegradável e biodiesel, segundo o site da marca Soya.

        De acordo com site da Soya, o programa possui aproximadamente 1400 postos de coleta, em 81 cidades e já arrecadou mais de 7,1 milhões de litros de óleo usado. O consumidor deve esperar o óleo esfriar para depois armazená-lo em garrafas PET e, por fim, levá-las em um posto de coleta. No próprio site da marca existe um local para a consulta dos postos de coleta mais próximos, em diversas regiões do Brasil. Além da transformação do óleo usado, as garrafas PET’s são encaminhadas para reciclagem em cooperativas parceiras, incluindo 100% dos resíduos gerados no processo de logística reversa.

De acordo com informações extraídas no site da Bunge, em 2013, o programa Soya Recicla se desdobrou em uma campanha realizada em parceria com a Ultragaz, empresa pioneira em GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e o Instituto Triângulo, organização não governamental que promove a mobilização social através de ações sustentáveis e possui a maior rede de coleta de óleo usado no Brasil (Instituto Triângulo, setor institucional do site).

        Dentro da campanha “Junte óleo, Ultragaz coleta e Soya Recicla”, com o objetivo de facilitar a logística de retorno do produto pós-consumo, os caminhões da Ultragaz que realizam a entrega dos botijões de gás promovem a coleta do óleo usado. A cada dois litros de óleo coletado, o morador recebe duas barras de sabão biodegradável que é produzido a partir da reciclagem do próprio óleo de cozinha. A divulgação da campanha é feita através de faixas nos caminhões que realizam as entregas de gás e os moradores recebem também folhetos informativos e um funil para auxiliar no processo de envase do produto a ser descartado.

Reciclagem e efetivação da economia circular

Ambos os processos de transformação do óleo usado, seja em sabão, seja em biodiesel, caracterizam o conceito de Simbiose Industrial (SI). De acordo com Marina Bouzon, em apostila intitulada Logística Reversa e Economia Circular, SI diz respeito à relação entre subprodutos ou resíduos gerados por um processo que podem ser utilizados de maneira eficiência por outra empresa. Este processo além de aproximar diferentes indústrias, trazendo economia e uma melhoria de gestão em seus processos produtivos, também colabora com o desenvolvimento sustentável, uma vez que atua dentro de um ciclo fechado, diminuindo o volume de resíduos descartados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (290.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com