TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Logística Reversa

Por:   •  8/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 3]

PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA

[pic 4]

Elaborado por: Luis Henrique Magalhães e Silva

Disciplina: Logística Reversa e Economia Circular

Turma: 0920-0_1


Introdução e contextualização a respeito da empresa e do produto

O alvo deste plano é a marca ZARA-Inditex, a maior rede varejista do mundo, distribuindo moda. A empresa começou a sua fabricação de roupas em 1975 e atualmente opera com mais de 176.000 colaboradores.1                                                                Os tipos de produtos vendidos pela marca são acessórios, roupas para o público masculino, feminino e infantil operando em 202 mercados. O presente plano focará na marca ZARA (que é uma das oito marcas que compõe o grupo da empresa Inditex).2 Seus processos logísticos são destacados no cenário internacional pela velocidade da capacidade de resposta (em apenas 48 horas novos produtos são espalhados para vários países), redução de custos, inovação e pela complexidade da gestão de cadeia de suprimentos, operação e planejamento. Os fluxos financeiros e logísticos da empresa não advêm somente da venda de roupas, mas também, aluguéis de prédios para grandes organizações como a Amazon3                                A corporação já está alinhando seu processo produtivo rumo a economia circular. Na venda, já existem peças de roupas como poliéster, lã e algodão reciclados que são algumas famílias de produtos sustentáveis.4                                                                        Dentre as metas, o compromisso é que até 2025 ela consiga tornar todas as suas coleções de tecidos 100% sustentáveis, tornar a energia de suas lojas 80% renovável e não produzir resíduos cuja a destinação seja o aterro.5                                                

__________________________________________

1 INDITEX. Relatório Anual de Sustentabilidade de 2019. p 40. Disponível em: <http://static.inditex.com/annual_report_2019/pdfs/en/memoria/2019-inditex-anual-report.pdf?v1=967754> Acesso em 24 set 2020.

2 INDITEX. Relatório Anual de Sustentabilidade de 2019. p 19. Disponível em: <http://static.inditex.com/annual_report_2019/pdfs/en/memoria/2019-inditex-anual-report.pdf?v1=967754> Acesso em 24 set 2020.

3 REVISTA DINHEIRO. A máquina que torna o dono da Zara ainda mais rico. Disponível em: Acesso em 24 set 2020.

4 INDITEX. Relatório Anual de Sustentabilidade de 2019. p 77. Disponível em: <http://static.inditex.com/annual_report_2019/pdfs/en/memoria/2019-inditex-anual-report.pdf?v1=967754> Acesso em 24 set 2020.

5 INDITEX. Relatório Anual de Sustentabilidade de 2019. p 77. Disponível em: <http://static.inditex.com/annual_report_2019/pdfs/en/memoria/2019-inditex-anual-report.pdf?v1=967754> Acesso em 24 set 2020.

Propostas para o design ecológico

                Na ZARA, o processo de design ecológico tem um nome de JOIN LIFE, no intuito de minimizar os impactos ambientais iniciando desde a matéria prima com a utilização de algodão orgânico e fibras recicladas até o produto acabado, investindo também em tecnologia de energia renovável e reutilização da água. Para medir o desenvolvimento sustentável das peças, a marca conta com a plataforma Higg que capacita os designers a avaliarem o ciclo de vida do produto utilizando um banco de dados. No caso da ZARA, é usado o Índice de Sustentabilidade de Materiais Higg (Higg MSI) considerando 5 impactos ambientais que norteiam a tomada de decisão: Aquecimento Global, Poluição de nutrientes na água (eutrofização), Escassez de água, Esgotamento de combustível fóssil e química. 6                                                                A ferramenta avalia por meio de benchmark comparando com cada material apresentado no Higg MSI. Assim, é possível verificar seu impacto geral com o impacto de outros materiais dentro da plataforma. A forma de avaliação conta também com regras da indústria a fim de organizar as etapas e processo de produção, realiza análise do ciclo de vida de produção do material desde a matéria prima até o produto acabado e utiliza metodologias que converte dados do ciclo de vida em pontuações ambientais para as categorias de impacto medido.7                Os benefícios dessa avaliação fornecem um método escalonável para medir o impacto ambiental dos materiais em toda a cadeia de valor e promove o ciclo de materiais sustentáveis ​​por meio de testes de benchmark de pontuação e reconhecimento de resultados de produção sustentável. Desta forma, a ZARA, possui 4 lojas com o Leed Platina e em 17 do Leed Ouro que são selos da certificação internacional da Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed).8        

__________________________________________

6 HIGG INDEX. Índice De Sustentabilidade De Materiais Higg (Higg MSI. Disponível em: <https://howtohigg.org/higg-msi/msi-getting-started/#section3 > Acesso em 24 set 2020.

7 HIGG INDEX. Índice De Sustentabilidade De Materiais Higg (Higg MSI. Disponível em: <https://howtohigg.org/higg-msi/msi-getting-started/#section3 > Acesso em 24 set 2020.

8 HIGG INDEX. Índice De Sustentabilidade De Materiais Higg (Higg MSI. Disponível em: <https://howtohigg.org/higg-msi/msi-getting-started/#section3 > Acesso em 24 set 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (620 Kb)   docx (883.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com