TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO

Por:   •  27/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO

Larissa Martins Gonçalves

 Turma: 4° sem. RST – Período: Noturno.



PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO. QUAL A VERDADEIRA REALIDADE DO BRASIL?


                                                                

                                        Atividades - trabalho        apresentado como exigência para a avaliação na disciplina Gestão de Pessoas do 4° semestre, do curso de administração da Universidade Paulista, sob orientação da professora Nieves..                

SANTOS – SP

2014

PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO. QUAL A VERDADEIRA REALIDADE DO BRASIL?

          De acordo com as pesquisas realizadas em artigos eletrônicos, a taxa de desemprego no Brasil vem diminuindo em relação aos 10 anos anteriores. De 2013 para 2014, o ponto percentual caiu 0,5: de 5,4% para os atuais 4,9%. Estima-se que com a baixa taxa de desemprego, levaram os especialistas a acreditarem no pleno emprego no Brasil. Porém, a tese enfrenta um grande mercado informal, rendimentos médios, baixos e pouca participação de mulheres e de jovens no mercado de trabalho.

          Os pesquisadores discordaram da ideia de que o Brasil estaria em pleno emprego, porque apesar da taxa de desemprego estar atingindo os menores percentuais da história, a participação também está muito baixa, ou seja, há uma grande parcela de pessoas em idade ativa que opta por não trabalhar, sobretudo entre as mulheres e jovens. A participação das mulheres caiu 4,2%  e a dos jovens sofreu queda de 5,9% no mesmo período.

           O economista Rafael Bacciotti afirma que a taxa de desemprego é uma informação positiva, mas é preciso olhar de maneira mais ampla. Há setores importantes demitindo, como indústria e construção, e há notícias mais negativas sobre serviços, que é o que mais emprega.

           Pode-se perceber que decorrente dos 10 anos até agora, com a diminuição do desemprego, pode haver uma possibilidade de pleno emprego nos próximos anos, porém é apenas uma especulação, considerando que talvez os salários estejam aumentando, pode ser um sinal de pleno emprego, mas os números não corroboram a ideia de condições em que a economia no Brasil se encontra.

 

BIBLIOGRAFIA

A presente pesquisa foi baseada nos seguintes sites:

O Globo - Brasil não vive situação de pleno emprego e sofre falta de mão de obra de baixa qualificação, diz Ipea. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com