TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emprego E Desemprego

Monografias: Emprego E Desemprego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  227 Visualizações

Introdução

Os termos emprego e desemprego fazem parte do cotidiano de todos, mesmo daqueles que não estão ainda na População Economicamente Ativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), emprego é uma função, cargo ou ocupação remunerada. Já o desemprego se define como situação de ociosidade involuntária. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divide o segundo em diversas categorias, que permitem compreender melhor as questões sociais ligadas a essa situação. Veja abaixo a definição:

Categorias de desemprego, de acordo com o Dieese

- Desemprego Aberto: "pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum tipo de atividade nos 7 últimos dias."

- Desemprego Oculto pelo Trabalho Precário: "pessoas que, para sobreviver, exerceram algum trabalho, de auto ocupação, de forma descontínua e irregular, ainda que não remunerado em negócios de parentes e, além disso, tomaram providências concretas, nos 30 dias anteriores ao da entrevista ou até 12 meses atrás, para conseguir um trabalho diferente deste."

- Desemprego Oculto pelo Desalento e Outros: "pessoas que não possuem trabalho e nem procuraram nos últimos 30 dias. por desestímulos do mercado de trabalho ou por circunstâncias fortuitas, mas apresentaram procura efetiva de trabalho nos últimos 12 meses."

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com