TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Por:   •  10/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  11.417 Palavras (46 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 46

FACULDADE ÁGORA

CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM PSICOLOGIA

METODOLOGIA CIENTÍFICA

TURMA A

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

AGNES DE JESUS SANTOS

DAMIRES ARAUJO DA SILVA AGUARIO

FERNANDA DE LIMA SALES

JOICE JADETE MARCHIORE GHENO

MELISSA AMARAL DE TOLEDO SCARANELO

MAIO

2019

FACULDADE ÁGORA

CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM PSICOLOGIA

METODOLOGIA CIENTÍFICA

TURMA A

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

AGNES DE JESUS SANTOS

DAMIRES ARAUJO DA SILVA AGUARIO

FERNANDA DE LIMA SALES

JOICE JADETE MARCHIORE GHENO

MELISSA AMARAL DE TOLEDO SCARANELO

Trabalho apresentado como avaliação à disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, da Faculdade Ágora, como requisito para obtenção de nota.

 

 Orientador professor Me. Albérico Cony Cavalcanti.

MAIO

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................04

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................35

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................36

Introdução

Antes da segunda Guerra Mundial a psicologia tinha como objetivo a cura de doenças mentais, tornar a vida dos indivíduos mais completas e realizadas, e identificar e desenvolver talentos, entretanto, após a Guerra ela focou todos os seus esforços em estudar e tratar as doenças, devido a necessidade de restabelecer os veteranos de guerra, e assim negligenciou as duas últimas que trabalhavam com as virtudes e os aspectos saudáveis do ser humano.

Ainda que tenham surgido psicólogos humanistas, como Carl Rogers e Abraham Maslow, comprometidos com um novo olhar sobre o acompanhamento humano, ressaltando aspectos positivos do desenvolvimento, porém as ideias deles não induziram a produção de dados empíricos satisfatórios.

Iniciou-se a psicologia positiva em 1998, que é voltada para ser humano saudável e busca desenvolver o que todo indivíduo tem de melhor, através de exercícios e técnicas que trabalham com que foi definido por seu idealizador como seis virtudes e vinte e quatro forças de caráter, e estão dentro de cada um de nós, e que para Seligman é tão comum e simples como andar sobre os nossos pés.

O pensamento é o grande responsável por acontecimentos bons e ruins em nossas vidas. Isso se confirma com a afirmativa, “o ser humano é resultado do que ele pensa”. Os pensamentos positivos fluem através de sentimentos sobre o que é esperado, bem-visto, já os negativos estão associados ao que não desejamos e nem é estimado.

O poder da mente é capaz de mudar os padrões de pensamento e transformar a vida das pessoas para que alcancem sempre o melhor.  Pensar positivo significa também, pensar de maneira flexível, o que atrai grandes benefícios ao desempenho. Através da boa energia gerada, as motivações se transformam em ações resultando em perseverança.

 

A PSICOLOGIA POSITIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Desenvolvido nos anos 90 pelo norte-americano Martin Seligman, esse é um ramo da psicologia que buscou ter outra visão dos tratamentos tradicionais. Ao invés de estudar e tratar distúrbios como a depressão e ansiedade, a psicologia positiva foca exclusivamente no que é bom, como emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos (sabedoria, criatividade) e relacionamento positivo (amizade, confiança, amor), além de muitos outros pontos.

Trabalhando as técnicas da Psicologia Positiva, conseguimos avançar do simples estágio de pensar positivamente. Buscamos, aqui, entender o que nos torna plenos e felizes, atingindo um estágio de vida com satisfação, engajamento, sentido e com relacionamentos saudáveis.

Abordaremos um panorama sobre como a psicologia positiva surgiu, quais são seus antecedentes históricos e qual é o objetivo dessa nova área. Ao longo dele, será apresentada uma definição sobre o que é a psicologia positiva e seu objeto de estudo, bem como será abordado com o que ela está comprometida e feita uma breve revisão sobre a área no Brasil.

COMO A PSICOLOGIA POSITIVA SURGIU?

Essa é uma questão controversa e tem gerado bastante polêmica. No ano 2000, Seligman e Csikszentmihalyi publicaram, na American Psychologist, um artigo intitulado “Positive Psychology: an introdution”. Nesse artigo, os autores afirmaram que desde a Segunda Guerra Mundial o foco da psicologia tem sido curar e reparar os danos. Esse foco, quase exclusivamente curativo, fez com que se olhasse pouco para os aspectos positivos que também são parte do sujeito e das comunidades. Assim, tais aspectos foram negligenciados por um longo período, tornando a visão da psicologia incompleta. Com base nisso, esses autores propuseram que o objetivo da psicologia positiva é promover um ajuste no foco da psicologia para que aspectos saudáveis também recebam atenção. Dessa maneira, percebe-se que tanto a psicologia voltada à cura e à reparação do que precisa ser mais bem ajustado quanto a psicologia que se volta ao estudo das qualidades e das características positivas do ser humano são aspectos importantes e merecem atenção. Se fosse possível comparar a situação a uma balança, a proposta da psicologia positiva seria o equilíbrio entre os dois pratos.

No mesmo artigo de Seligman e Csikszentmihalyi de 2000, existe um relato pessoal dos autores sobre como chegaram à conclusão de que um novo foco na psicologia era necessário. Seligman relatou que estava no jardim com sua filha quando gritou com ela. A menina explicou que era chorona, mas que quando fizera 5 anos, decidira não ser mais assim e disse ao pai que, se ela poderia fazer isso, ele também poderia ser menos resmungão. A partir disso, Seligman afirma que se deu conta de que educar uma criança não era apenas corrigi-la quando necessário, mas estimular o crescimento das boas qualidades que ela já tinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76 Kb)   pdf (335 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com