TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paciente e o Universo

Por:   •  11/5/2016  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

O PACIENTE E O UNIVERSO

Resumo

Buscando a relação da temática paciente e todo o ambiente que o permeia, realizamos este estudo a modo de obter informações de tratativas e de reflexão sobre uma ótica holística, com base em artigos sobre o assunto de psicoterapia de grupo.

Palavras chaves

Psicoterapia de grupo, psicanalise, interação paciente e ambiente, transferência.

Introdução

“Juntos somos mais fortes”, a solene frase sem direito de autoria vem ao encontro a psicanalise de grupo, pois é facto que as pessoas exercem ações motivadas por outras pessoas, Freud o pai da psicanalise tinha uma tratativa muito perspicaz do individuo onde o Id, Ego e superego estão em eterno conflito no paciente a ser analisado sendo Id o instinto natural do ser humano, esta no nosso DNA nas vontades animais do ser humano no instinto na vontade de viver e de procriar, já o Superego é nossa bussola da moral e dos costumes da sociedade, é tudo que os outros nos impulsionam a fazer e ser, e finalizando temos o Ego, o juiz do nosso eterno dilema de realização de nossas vontades contra os conceitos que a sociedade nos impõem.

Em pacientes com transtornos psicanalíticos encontramos um desalinhamento destes três fatores, onde o Id suprime o Ego deixando os instintos animais do individuo tomar as atitudes de forma a atender aos desejos do ser, ou um Superego regendo o individuo a modo de negligenciar seus prazeres e trazendo a um ser extremamente intraceptivo onde o mesmo vive a modo de atender as exigências do meio ao qual ele pensa ser seu motivo de vida, e temos também quando o Ego rege de forma absoluta o individuo de forma a deixar o individuo muito mecânico, um robô humano, pois a analise se torna a temática do dia a dia do individuo.

Psicoterapia de grupo

Todos os participantes passam a serem membros de um mesmo grupo, estando assim em um estado homogêneo entre os participantes, pois ali a temática passa a ser a troca de experiências e aspectos que permeiam a seara da reflexão.

Método este imprescindível em grupos de discussão como a dos alcoólicos anônimos e pacientes depressivos com tendência ao suicídio, pois na troca de experiência ocorre o fato tácito de que o problema e dificuldades enfrentadas pelo individuo não é um privilegio do mesmo.

Todos são iguais e seus problemas passam a ser divididos com os membros do grupo e no momento da confissão do erro e ou dos atos e problemas enfrentados a carga passa a ser compartilhada e dividida.

Transferência, Catarse e o processo terapêutico.

Devemos ter em mente que a transferência deve colaborar para a obtenção da catarse. A expressão de experiências de intensa carga emocional onde o individuo libera seus sentimentos mais profundos.

Dentro do processo terapêutico encontramos diversas abordagens, e em relação ao tempo de duração podem ser limitadas ou não, mas sempre obedecendo a supervisão do psicanalista responsável do processo terapêutico e este podendo sim interceder a sessão se assim achar imprescindível faze-lo.

Ainda que eventos do passado sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com