TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Panorama da soja

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Panorama das Exportações da Soja Brasileira: Estado da Arte

                                                                     Jhonatan Mateus Borba Degarraes

Resumo

Este presente estudo analisará o impacto das exportações de soja no decorrer do ano de 2017 e o volume de crescimento em relação ao ano anterior. Também discutirá o comportamento do mercado brasileiro, face ás mudanças econômicas, estruturais e políticas que o país atravessa, bem como as novas demandas para que as empresas atinjam competitividade no novo panorama do agronegócio brasileiro. Este estado da arte contempla novas estratégias de plantio, usos da tecnologia no agronegócio, controle de pragas e recursos hídricos e estruturais visando agregar maior valor à marca. As empresas estão se modernizando fazendo com que nossa “Soja” atinja recordes de produção, profissionalizando desde o plantio, até a entrega da safra propriamente dita.

Palavras-Chave: Soja, plantio, agronegócio, exportação

Introdução:

O ano de 2017 foi muito promissor no mercado brasileiro de Soja. Atingiram-se safras recordes com um volume de produção gigantesco. Esse panorama favorável fez com que o mercado voltasse sua atenção para as exportações. Em 20 dias úteis os embarques brasileiros registram média de 213,6 toneladas exportadas ao dia, três vezes maior se comparada à média no mesmo período do ano passado. Os embarques totais foram de 4,27 mi/ton. Um outro dado relevante aponta que esses números são significativos, pois as exportações de soja em 2017 pelo Brasil, segundo maior produtor mundial do produto, já superam o embarque registrado em todo o ano de 2016, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior(Secex). Até a segunda semana de agosto, o Brasil havia exportado 53,37 milhões de toneladas de soja, ante 51,58 milhões de toneladas de janeiro a dezembro de 2016, conforme dados da Secex e do Ministério da Agricultura. A soja tornou-se o principal produto de exportação do país.

As exportações maiores ocorrem após a colheita de uma safra recorde no país, de 114 milhões de toneladas em 2016/17, ante 95,4 milhões na temporada anterior, atingida pela seca. As exportações estão perto de superar o recorde histórico de 54,3 milhões de toneladas, registrado em 2015. Isso significa que um volume de cerca de 10 milhões de toneladas de soja ainda disputará espaço com o milho nos terminais de exportação nos próximos meses. Esse era o cenário da nossa soja no ano passado. Nova perspectiva para o ano vindouro vislumbra um crescimento ainda maior, devido a uma tímida recuperação da nossa economia e um refreio político. No cenário internacional as flutuações das bolsas de valores, a volatilidade do câmbio e as incertezas políticas da Europa e a excentricidade da era Trump, tende a segurar um pouco as exportações do produto, mas a pujança da produção do País, continua a todo vapor.

As Exportações de soja cresceram 577,9% em relação a novembro de 2016, diz MDIC (Ministério da Indústria e do Comércio). Embarques do grão pularam de 316 mil toneladas no mesmo mês do ano 2016 para 2, 142 milhões de toneladas em 2017.  Diante desse cenário, concomitantemente ao desenvolvimento do país, sugere-se uma avalanche de crédito para o agronegócio e uma profissionalização ainda maior do setor de soja.

REFERÊNCIAS

https://www.tradincom.com/relatorios/informativo-de-mercado-quarta-feira-17-de-maio-de-2017/  Acessado em Março/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com