TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Profissional: Situando A Escolha Dentro De Um Panorama Social

Artigos Científicos: Orientação Profissional: Situando A Escolha Dentro De Um Panorama Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Ementa: Futuro e sucesso pessoais e profissionais; escolhas; relações de produção e dominação; motivação; relações interpessoais; responsabilidade; autonomia; desenvolvimento de habilidades e competências; papel social.

Justificativa: O mundo contemporâneo, especificamente o mercado de trabalho, faz exigências que beiram o impossível ao mesmo tempo em que não oferecem a segurança e a estabilidade esperadas. Com isso o sujeito faz uso de grande energia e esforços pessoais com o intuito de destacar-se, quando não, somente manter-se no mercado de trabalho. As escolas, reprodutoras do meio social, são, em si, micro sociedades, com suas figuras de autoridade e controle. Assim sendo, há também na escola as exigências do mercado (“Seja o melhor aluno!”, “Esforce-se!”, etc...). As crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo dentro das instituições escolares, uma vez que pais e responsáveis têm de se ausentarem para manterem o sustento do lar, seja porque a escola é lugar de socialização e contexto onde o desenvolvimento humano também se realiza. Os adolescentes, então, ao fim do Ensino Médio, já têm em sua bagagem de vida um extenso período em que passaram na escola e vêm-se frente ao fantasma relacionado com a escola profissional. O que fazer? Para onde ir? Sair de casa? Trabalhar? A angústia e incertezas são pontos e questões extremamente importantes e naturais nesse período, uma vez que o adolescente se depara frente a uma escolha que existe muita responsabilidade e maturidade. Ele tem que bancar! Bancar no sentido subjetivo, no sentido de ‘se implicar com a coisa’ e ser capaz de assumir a escolha feita. Por fim, faz-se necessário abordar teorias sociais, no que diz respeito aos meios de produção, dominação e funcionamento da sociedade. Uma abordagem dialético-histórica é importante na medida em que pode incitar o pensamento crítico, situando o momento vivido como sendo um período na história que está intrinsicamente ligado à história da humanidade. Sendo assim, é possível compreender esse período (que envolve as exigências do mercado, as exigências pessoais) como sendo produto histórico, passível de mudança e transformação. A autonomia e responsabilidades também vêm por meio da percepção de si enquanto atores sociais, que fazem parte das engrenagens da ‘máquina’.

Objetivos:

• Suscitar as dúvidas e por em xeque as certezas frente a vida, principalmente no que concerne a escolha profissional;

• Diferenciar habilidades de competências;

• Promover a reflexão com relação às formas de dominação e de funcionamento da ‘máquina capitalista’;

• Promover a discussão acerca das escolhas pessoais e profissionais pautada em alicerces que levem em conta o autoconhecimento e, consequentemente, na autenticidade.

• Utilizar o mito de Antígona, de Sófocles, como figura exemplo de escolha e suas consequências.

Metodologia

Consistirá em um espaço para circulação de idéias, pensamentos e dúvidas, sendo que o início dar-se-á com uma “Tempestade de Idéias” por meio da palavra futuro Futuro. Também será utilizado mito de Antígona, de Sófocles, para ilustrar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com