TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Governo para estabilização da Economia

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Discursiva

Disciplina: Macroeconomia

NOME

RA

Atividade Discursiva

O Papel do Governo para estabilização da Economia.

 

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

 1) Funções do governo.

 2) Políticas macroeconômicas estabilizadoras.

 3) Crescimento econômico.

O governo necessita atuar na economia e a ele é dada três funções básicas para que nossa economia ande nos trilhos certos: Função Distributiva, Função Alocativa e Função Estabilizadora.

Função Distributiva: Ajuste na distribuição de renda de forma justa como, por exemplo, saúde e educação.

Função Alocativa: Alocação no fornecimento de recursos de bens e serviços públicos como rodovia e infraestrutura.

Função Estabilizadora: Aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços e obter crescimento, ajustar o nível de inflação e estabilidade da moeda.

Os instrumentos de política econômica são: política fiscal, monetária, cambial e de rendas. Todas essas três políticas (fiscal, monetária e cambial) devem manter uma estreita ligação com os objetivos que os governos perseguem, entre os quais, conforme acima citados, estão: o crescimento do PIB, o pleno emprego, uma melhor distribuição de renda, taxa de inflação baixa e estável, taxas de juros baixas, investimentos em expansão, equilíbrio no balanço de pagamentos (que trata das contas externas). Conseguir atingir mais um objetivo é o grande desafio que os governos enfrentam, porque, há conflitos entre eles, conforme já mencionado. Por exemplo, o objetivo de crescimento do PIB pode chocar com o de taxas de inflação baixas, ou o objetivo de reduzir os impostos pode resultar no aumento da dívida pública interna e ter consequências negativas sobre as contas públicas (lado fiscal).

É fundamental entender que cada uma dessas políticas tem direta influência sobre as variáveis componentes da demanda agregada. Isto significa que a intervenção governamental na economia, por meio de um ou mais dos instrumentos de política econômicos acima citados, deve afetar ou o consumo privado, o investimento privado ou as exportações, de modo a alterar o nível da demanda agregada, o que irá influenciar no nível do Produto Interno Bruto, na geração da renda nacional e no nível de emprego.

A forma tradicional de comparar o crescimento econômico do país é medir pelo crescimento do seu PIB Produto Interno Bruto.

É função de o Governo Federal fomentar o crescimento econômico como forma de melhoria da qualidade de vida da população como um todo. Por isso, todos os Governos realizam medidas para que a Economia cresça. Se aumentarem os investimentos, a produção de serviços e bens, o gasto e o consumo energético, por exemplo, pode-se dizer que essa nação registra um crescimento econômico. Este crescimento costuma ter como consequência uma melhoria na qualidade de vida da população, já que as pessoas tem mais dinheiro disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (334.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com