TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO GOVERNO NA ECONOMIA E SUA POLÍTICAS

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

PAPEL DO GOVERNO NA ECONOMIA E SUA POLITICAS

 PROF:      - ECONOMIA E NEGOCIO

                                                            NOME: BRUNO        RA:

                            CELINE                                                                                        

                           JANSEN

NÚBIA SOUZA      N2744H3

SÃO PAULO

2018

SUMARIO

Introdução

1.0 Papel do governo na economia

Na economia o papel do governo é indispensável, porque ele serve para analisar, planejar e aplicar suas políticas, ou seja, servir a sociedade. 

E temos a escassez que são os recursos insuficientes para atender a uma necessidade. Numa economia onde os bens são produzidos pela iniciativa privada, não há interferência nos preços por parte do governo, porque se ajusta por meio de oferta e demanda, ou seja, são determinados por uma livre concorrência ou entre os consumidores.

E há situações que não se ajusta sozinho que é são as “falhas de mercado” e é importante o governo no meio disso para colocar a sociedade em um nível de bem-estar e as “falhas de governo” são os problemas que o governo causa ao intervir na economia. 

. 1.1 Direito de propriedade

para que a economia de mercado continue a funcionar o governo tem a função de garantir os direitos de propriedade, ou seja, tornar a propriedade de direito exclusivo ao dono, por isso é preciso ter policias e justiça preparada pra proteger essas propriedade,.

Para que as pessoas tenham confiança para negociar é preciso que haja contratos e que sejam respeitados entre as partes, por isso o governo tem que garantir esse direito, tem que criar regras para elaboração e respeito aos contratos que devem estar nas leis. O governo deve instituir o Poder Judiciário, Legislativo e as instituições policiais. Tudo isso garantira o funcionamento da economia de mercado. 

1.2 concorrência e Monopólio

Para o governo levar a economia para uma situação mais próxima à de concorrência perfeita, ele pode equilibra a produção, vendendo os produtos por um preço que cubra o custo.

O mais distante da concorrência perfeita é o monopólio, um monopolista enfrenta uma curva de demanda. O benefício que o monopolista consegue ao produzir mais de uma unidade do produto, são inferiores ao benefício gerado para a sociedade, é um preço que os consumidores estão dispostos a pagar pela unidade extra. O monopólio oferece uma razão para o governo intervir na economia, apoiando a produção de idéias.

Quando o monopólio se tornar contraditável, começa a influenciar negativamente o processo de inovação. Para incentivar a inovação o governo deve patrocinar um ambiente mais competitivo, patrocinar a criação do direito de propriedade sobre a criação de monopólios.

1.3 Bens públicos
os bens públicos são algumas mercadorias e serviços para os quais o sistema de oferta e demanda não funciona bem.
O problema dos bens públicos é que eles tendem a não ser ofertados pelo mercado privado ou são ofertados em pequena quantidade. Por isso, os governos interferem para corrigir esse problema. 
O governo pode assumir a produção e a oferta de bens públicos ou ele pode impor pagamentos obrigatório para todos e com esse dinheiro, financia o problema e também pode remunerar ou subsidiar o setor privado para que ele ofereça bens públicos à população. 

1.4 Externalidades

Externalidade negativa é quando as ações de um indivíduo geram consequências negativas para terceiros e a produção de idéias gera externalidade positiva, ou seja, aumenta a produtividade na produção de novas idéias.  Isso já justifica a intervenção do governo, porque na presença de elevadas externalidades, o causador não está preocupado com o custo gerado pela externalidade negativa ou com o benefício gerado pela externalidade positiva. Ele esta pensando nos seus próprios custos e benefícios. Por isso, as pessoas não dão muita atenção às externalidades que geram. 

Não é apenas com regras e leis que o governo pode controlar as externalidades. Ele também pode produzir e ofertar bens e serviços que geram externalidades positivas. 

1.5. Assimetria de informação

A Assimetria da Informação ocorre em uma negociação, quando uma parte tem mais, ou melhor, informação do que a outra, e com isso obtém vantagem na negociação. Assimetria faz com que o livre funcionamento do mercado seja algo mais importante. Tendo como guia a busca por lucros, empreendedores irão determinar os métodos menos trabalhoso para lidar com os problemas de informação.

 Quando um dos lados de uma transação comercial tem mais informação que o outro, surgem problemas para o bom funcionamento do mercado, então o  governo pode intervir de várias formas: oferecendo serviço ou melhorando o grau de informação sobre. 


1.6. Ausência de garantias 

No mercado de crédito existe o empréstimo que podem financiar uma atividade produtiva, que acabara aumentando o bem estar da sociedade. Porém, como os recebedores do empréstimo não têm garantias a oferecer, os bancos se afastam desse tipo de cliente e a sociedade perde a oportunidade de realizar atividades que seria benéfica a todos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com