TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação do governo na Economia

Por:   •  25/7/2019  •  Artigo  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Participação do governo na Economia

Primeiramente devemos pensar na intervenção do governo na economia com o intuito de garantir o bem-estar social e o desenvolvimento econômico.        
Podemos relembrar que a doutrina keynesiana é uma teoria econômica que ganhou destaque no início da década de 1930, no momento em que o capitalismo vivia uma de suas mais graves crises. Nesta época, as nações capitalistas geriam o campo econômico com base nas teorias estabelecidas por liberalismo clássico, doutrina econômica onde se defendia a idéia de que o desenvolvimento econômico de uma nação estaria atrelado a um princípio de não-intervenção do Estado na economia.
Porém, quando o governo americano deixou as empresas e bancos muito soltos, eles se endividaram muito que resultou na crise de 2008, o governo teve que pagar dívidas de muitas empresas e realmente intervirem na economia, como o Welfare States, do pensamento keynesianista previa. Várias empresas entraram em concordata. Foi mostrado que o Estado tem muito dinheiro e poder, é o único que pode salvar uma empresa, afinal, ele tem o controle sobre as finanças públicas e o controle soberano da nação, é o único que pode entrar em contato com o dinheiro público, quebrar sigilos, dizer o destino de qualquer coisa, fazer justiça ou injustiça. Portanto, o governo tem uma crescente participação na economia, para controlar melhor tudo o que está sendo feito.
Mas o estado brasileiro deveria ser o incentivador, o indutor e o facilitador do desenvolvimento do país e de sua gente. Apesar de muitos imaginarem que não é necessário, o Estado deve ser o protagonista na sociedade muito mais do que a oferta de serviços essencialmente públicos, mas ir além. O Estado deve gastar muito menos no mercado financeiro onde paga juros de sua dívida em valor astronômico e passar a investir muito mais do que está investindo atualmente. Nos últimos anos, a taxa de investimento do setor público brasileiro tem sido muito baixa.
 Os recursos arrecadados pelo governo teriam uma destinação muito melhor e mais eficiente se fosse servir ao cidadão por meio dos investimentos realizados pelo governo ao invés desses recursos irem para o pagamento de juros da dívida pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com