TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel dos conselhos municipais

Por:   •  6/4/2018  •  Dissertação  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Papel dos conselhos municipais: Conselho Municipal de Saúde de Arapiraca

Kaique Wally

Marlene Mattos

Nádia Duarte

Nelson Henrique

Introdução

No âmbito municipal, os conselhos gestores de políticas públicas são agentes-chave na construção política institucional. Tendo como objetivo o fortalecimento da participação democrática da população na formação e implementação de políticas públicas, eles são os canais efetivos de participação que permitem estabelecer uma sociedade participativa na qual a cidadania deixa de ser apenas um direito e passa a ser uma realidade.

Rousseau define cidadania como o ato de participação política da sociedade, porque para ele o corpo soberano é o Estado, que cria rumos para a convivência social. Enquanto o cidadão é a parte desse corpo que tem obrigação de fiscalizar o governo e os governantes para que seja cumprido o desejo geral da sociedade.

Desse modo os conselhos foram criados a partir da exigência populacional, onde o Estado por si só não conseguia ser suficiente para controlar as ações do coletivo e abriu possibilidade para a criação de movimentos sociais que passam a se articular enquanto organismos políticos de representação social.

Neste artigo pretende-se estudar o comportamento político dentro do conselho municipal de saúde de Arapiraca. Observando a conduta dos governantes e a participação da sociedade; a influência política que os conselhos detêm; analisar os recursos e os repasses para programas federais.

Objetivo

A finalidade da pesquisa é analisar a importância do conselho municipal de saúde de Arapiraca para o Estado, a participação social, fiscalização e elaboração de políticas de saúde no município, avaliando o conhecimento da população sobre a importância dos conselhos de gestores de políticas públicas.

Questões a serem respondidas

        Qual o papel do Conselho Municipal de Saúde como mecanismo de participação popular e controle social?  Entendendo que é de estrema importância caracterizar a composição e a organização social dos Conselho Municipal identificando sua capacidade, os mesmos mostra que ainda se sente a ausência de formação, de qualificação sobre o verdadeiro papel dos Conselhos Municipais de Saúde.

        Qual a importância de a população participar do plano de saúde do município de Arapiraca? Sabendo que o secretario de saúde, assim como o ministro da saúde, deve apresentar ao conselho municipal o plano que é o instrumento a partir da analise da situação do município, apresentar as intenções e os resultados que devem ser buscados no período de quatro anos e devem ser expressos em objetivos, diretrizes e metas. No entanto a população parece não estar presente como deveria

        Qual a função do sistema de acompanhamento de conselho de saúde?  Visto que os conselhos de saúde paritário são aquele que tem 50% de representantes de usuários, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços. Analisar se dentro do conselho municipal de Arapiraca tem número igual de representantes para cada categoria, ou seja, se é paritário tem estrema importância.

Hipótese

Tendo em vista que o Conselho Municipal mostra que ainda se sente a ausência de formação e qualificação sobre o verdadeiro papel dos Conselhos Municipais de Saúde discorremos aqui esta problemática. Mostramos na figura 1 a seguir que cabe ao Conselho propor a construção da política de saúde, no acompanhamento das ações, na fiscalização e utilização dos recursos e ao gestor a execução da política de saúde.

[pic 2]

Figura 1: Papel do Conselho 

Fonte: Elaborado com base nos dados da pesquisa.

Em termos de autoridade formal, os conselhos municipais de saúde estão respaldados por leis.  

Umas das atribuições que o conselho municipal de saúde de Arapiraca deve atender. de acordo com  a lei deste município: Lei nº 2.766/2011, artigo 3º diz no parágrafo IV – atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros e propor estratégias para sua aplicação aos setores públicos e privados.

 O Conselho Municipal de Saúde também deve atender ao funcionamento como mecanismos e espaços de participação da sociedade civil organizada, para controlar as ações do governo no que tange aos recursos e financiamentos na área de saúde e entre seus objetivos deve estar os de avaliar, fiscalizar, acompanhar e deliberar sobre a Política de Saúde implementada no município, atendendo assim o papel a que foi criado para o bom funcionamento das suas atribuições.

Delimitação do Estudo

Nesta pesquisa o tipo de amostra a ser utilizada é uma amostragem aleatória contendo os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os profissionais da saúde, gestores e prestadores de serviço do município de Arapiraca. Questionários e entrevistas quantitativos poderão nos revelar dados ocasionais sobre o conhecimento da população em relação ao papel do Conselho Municipal de Saúde de Arapiraca e qual sua real importância dentro do (SUS) quanto órgão fiscalizador gestor e formulador de políticas públicas na área da saúde. O uso da crítica externa será importante, pois os dados coletados nos questionários poderão ser confrontados com as entrevistas podendo assim haver um conflito entre ambos os instrumentos de pesquisa sociométrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com