TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Conselho Escolar no Que se Refere à Aprendizagem na Escola

Por:   •  5/8/2015  •  Artigo  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Aluno: Elaine Maria Nocera Kaizer

Turma: FCE_Fase I_ arara azul_2015

Tutora: Drieli Camila Giangarelli

Caderno: 02

Atividade: 02

O papel do Conselho Escolar no que se refere à aprendizagem na escola

O filme deixa claro que para desenvolver o sentimento de pertença da escola a todos os atores a quem ela diz respeito, faz-se necessário identificar-se em seu projeto educacional. Toda participação requer compromisso, comprometimento, identificação com o projeto educacional coletivo: desta forma cria-se o sentimento de pertença. Todos nós, como humanos, só nos comprometemos com aquilo que nos tem significado, em que acreditamos que nos diz respeito e que faz sentido em nossas vidas. É desta forma que o interesse nos é despertado e passamos a querer exercer o poder, participar das decisões, sugerir mudanças, buscar soluções, pois adquirimos a consciência do quanto isso afeta a nossa vida. Desta forma, observamos que só há efetiva participação e compromisso quando estabelecemos “a cultura do querer fazer – no lugar do dever fazer” – para exercer o poder sobre o que nos pertence, o que diz respeito às nossas vidas, ao nosso futuro que se encontra atrelado ao futuro do coletivo social. Portanto, o projeto educacional de uma escola tem que contemplar os anseios e necessidades da comunidade, ou seja, é através da participação efetiva do Conselho Escolar na elaboração e execução do projeto politico - pedagógico que a qualidade de ensino e aprendizagem será garantida na unidade escolar.

O vídeo nos mostra que a mobilização de todos os atores, motivados por um objetivo comum, constituem-se num importante elemento de criação, renovação e formação de sujeitos autônomos e solidários, cidadãos plenos.

Para tanto, considera-se fundamental que se abra a escola para a comunidade e que se crie mecanismos mais eficientes para sua real participação, particularmente no espaço dos Conselhos Escolares. A discussão conjunta entre a comunidade escolar e local dos problemas de acesso, permanência e sucesso dos alunos na escola pode oferecer soluções que favoreçam a ampliação da qualidade da educação, voltada para o atendimento das diversas necessidades da comunidade e caracterizada, segundo Dourado (2007, p. 941):

[...] por um conjunto de fatores intra e extra-escolares que se

                                                                                              referem às condições de vida dos alunos e de suas famílias,

                                                                                              ao seu contexto social, cultural e econômico e à própria

                                                                                         escola – professores, diretores, projeto pedagógico, recursos,

                                                                                     instalações, estrutura organizacional, ambiente escolar e

                                                                  relações intersubjetivas no cotidiano escolar.

Considera-se, portanto, juntamente com o autor (2007, p. 941),que no intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira devem ser adotadas “ações, mediadas por uma efetiva regulamentação do regime de colaboração entre a União, estados, Distrito Federal e municípios”, visando assegurar, de fato, “um padrão de acesso, permanência e gestão na educação básica”, orientado por políticas e ações que levem a educação democrática e de qualidade para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com