TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel equalizador do regime de colaboração estado-município na política de alfabetização

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        1

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA        1

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária        1

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária        1

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária        1

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        1

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO        1

3.2 EXEMPLO DE FIGURA        1

3.3 EXEMPLO DE QUADRO        1

3.4 EXEMPLO DE TABELA        1

4 CONCLUSÃO        1

REFERÊNCIAS        1

APÊNDICES        1

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        1

ANEXOS        1

ANEXO A – Título do anexo        1



  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa foi elaborada para o trabalho de produção indisciplinar em grupo do curso de Bacharelado em Administração, trazendo em seu contexto a análise da Usina hidrelétrica Foz do Riacho Doce, estruturada com base nas disciplinas cursadas no semestre atual, tais como Responsabilidade social e ambiental, Gestão de Pessoas e Direito empresarial e do trabalho.

Em Responsabilidade social e ambiental analisaremos movimento sociais e as tecnologias utilizadas para favorecer o meio ambiente. Em Gestão de Pessoas iremos analisar práticas da empresa como motivação dos funcionários, desenvolveremos uma pesquisa de clima organizacional. Em Direito empresarial e do trabalho apresentaremos uma análise de conflitos do direto empresarial e apresentaremos a ordem econômica com defesa do meio ambiente.


  1. DESENVOLVIMENTO

A hidrelétrica Foz do Riacho Doce é uma Usina com quatro unidades geradoras, instalada no Rio Doce entre os municípios de Aguas de purificação e município de Lotus. Foi a primeira usina do Brasil a utilizar a técnica de núcleo asfáltico, é reconhecida pelo excelente desempenho como impermeabilizante garantindo total segurança no bloqueio da agua. Com a instalação da Usina muitas famílias foram prejudicadas tendo que deixar suas casas pois seriam alagadas pelas aguas do Rio Doce, o que gerou desenvolvimento para a cidade ocasionou perdas para os moradores. O que torna necessário medidas preventivas ou compensatórias e programas ambientais que possam diminuir ou até eliminar os impactos negativos da implementação do empreendimento, bem como as ações que potencializam os impactos benéficos do projeto, buscando-se, desta forma, a inserção regional do empreendimento, o que será possibilitado através dos procedimentos de comunicação social e educação ambiental.

  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

A empresa reconheceu que 2,4 mil famílias foram atingidas porem a MAB diz que o número de famílias é muito maior. A (MAB) significa movimento atingido por barragens, é um movimento popular Brasileiro, com objetivo de organizar os atingidos pelas construções de barragens para defesa de seus direitos. O movimento surgiu a partir das mobilizações de agricultores contra a construção de usinas hidrelétricas na região Sul do Brasil.

Antes do movimento se tornar MAB passou por outros canais como pastoral da terra, comissão de barragens, comissão regional de atingidos por barragens (CRAB) e no ano de 1985 passou a atuar com o nome de (MAB) e sua primeira assembleia foi no ano de 1986. O movimento consiste em defender a formação de um fundo de auxílios para reparar os prejuízos das pessoas afetadas pelas construções das barragens. Todos os anos no dia 14 de março eles promovem o dia internacional de luta contra as barragens.

  1. GESTÃO DE PESSOAS

É muito importante as empresas estarem cientes de como os colaboradores tem a visão da empresa onde trabalham essa percepção influencia diretamente no seu desempenho e sua dedicação no local de trabalho, para esse conhecimento da empresa, torna necessário adotar de técnicas uma das ferramentas de pesquisas utilizadas é a pesquisa de clima organizacional (PCO), é “uma ferramenta utilizada para coleta de dados dos funcionários, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos”.

De acordo com CHIAVENATO (1992)

 Clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicologica e caracteristica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho. Constitui a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencias o seu comportamento.

Através de um questionário de pesquisa organizacional iremos avaliar os colaboradores da Usina Foz Riacho doce, a proposta é conhecer as pessoas que trabalham na empresa, analisar suas necessidades e insatisfações e tornar a organização um melhor lugar para se trabalhar. No modelo de pesquisa de clima organizacional que desenvolvemos abordamos as seguintes dimensões: Comunicação; Desenvolvimento Profissional; Condições de Trabalho e Remuneração. No questionário terá 18 questões sendo elas 2 pessoais e 4 questões de cada dimensão escolhida. Na parametrização utilizamos as respostas classificadas como Sempre e Quase sempre que indicam funcionários satisfeitos e Raramente e Nunca como funcionários Insatisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com