TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel equalizador do regime de colaboração estado-município na política de alfabetização

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

população.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

ANA

[pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

Resumo

Estudo sobre os protestos e manifestações ocorridos em épocas recentes mostrando até onde a união de um povo é capaz de levá-los ,deixando claro também o poder de um movimento que começou aparentemente pequeno e tomou proporções gigantescas até mesmo de  âmbito internacional.


INTRODUÇAO

Gritos de uma nação.

Causa.

Resposta política.

Desenrolar dos fatos.

GRITOS DE UMA NAÇAO

O ano de 2013 foi marcado por protestos e manifestações populares em todo o país.

  1. Manifestações essas que surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte publico,principalmente nas grandes capitais.Foram as maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992 ,e chegaram a contar com 84% de simpatia da população .

Os protestos geraram grande repercussão nacional e internacional,inicialmente restritos a poucos milhares de participantes ,os atos pela redução das passagens nos transportes públicos ganharam grande apoio popular em meados de junho ,em especial após a forte repressão policial contra os manifestantes ,cujo ápice se deu no protesto do dia 13 em São Paulo.

Quatro dias depois ,um grande números de populares tomou parte das manifestações nas ruas em diversos novos protestos por varias cidades brasileiras e ate do exterior .

Em seu ápice ,milhões de brasileiros estavam nas ruas protestando não apenas pela redução das tarifas e a violência policial ,mas também por uma grande variedades de temas ,como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais a ma qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral.

As primeiras manifestações sobre o tema dos transportes,na verdade ocorreram em 2012 no Rio de Janeiro ,na virada de 2011 para 2012 quando as passagens aumentaram de 2.50 para 2.75 ,o que levou alguns movimentos de esquerda a organizarem um primeiro ato no dia4 de janeiro de 2012 com o trajeto Candelária,Central do Brasil.

Atos como esse que continuaram ao longo do ano ,mas com no Maximo 500 manifestantes.As manifestações recentes de junho de 2013 tiveram duas fases e foram marcadas por características distintas mas ambas organizadas online ,através da rede social Facebook ,mas principalmente via twiter ,pelo movimento Passe Livre (MPL) em São Paulo ,o fórum de lutas contra o aumento das passagens do Rio de Janeiro ,e a Assembléia Popular Horizontal de Belo Horizonte focados em solucionar o aumento dos preços das taxas de transportes anunciadas.

Na primeira fase vemos um não apoio da mídia ,pouca participação da população e muitos conflitos violentos entre os manifestantes e a policia ,e um foco quase exclusivo na questão do valor do aumentos das passagens.Porem na segunda fase há uma grande cobertura da mídia ,volumosa participação popular ,menos repressões por parte da policia e atendimento de algumas exigências quanto ao transporte.

No inicio de 2013 logo após começar seu mandato ,o novo prefeito Fernando Haddad anunciou que as tarifas dos trens urbanos e do metro de propriedade do governo do estado teriam seus valores reajustados ainda no primeiro semestre daquele ano.Em maio ,o governo federal anunciou a publicação de uma medida provisória que desonerava o transporte publico da cobrança de dois impostos (PIS) e (COFINS) para evitar que os reajuste nas tarifas pudessem pressionar a inflação.  

Ainda assim ,as tarifas de ônibus ,trens urbanos e metros foram reajustadas para 3.90 a partir de 2 de junho,desencadeando os protestos.Em 2013 as manifestações tiveram inicio em Porto Alegre ,capital do Rio Grande do Sul e começaram antes mesmo do aumento da tarifa de ônibus,de 2.85 para 3.05 e das lotações de 4.25 para 4.50,no dia 25 de março .Os protestos ganharam força após o reajuste ,quando manifestantes conseguiram protocolar por meio de uma ação cautelar movida pelos vereadores Fernanda Melchionna e Pedro Ruas (PSOL) que foi aceita pelo juiz Hilbert Maximiliano da 5 vara da Fazenda Publica,em 5 de março  o juiz afirmou que havia sérios indicativos de abusivo no valor da e determinou que a prefeitura reduzisse o preço das passagens.

,Em Goiânia,as manifestações iniciaram-se no dia 8 de maio ,antes do anuncio oficial do aumento da tarifa que ocorreu no dia 21. Em meio a esses protestos pelo mundo afora ,emissoras de teve ,celebridades ,políticos, poderes públicos e o centro de tudo a grande massa de manifestantes indo para a rua fazendo valer o seu grito e os seus direitos




LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Níveis do Trabalho Monográfico        

ABNT

UNOPAR


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS




  1. INTRODUÇÃO

  1. DESENVOLVIMENTO

EXERCÍCIO DA MEDICINA. (SOUZA, 2001, P. 39).

  1. TÍTULO NÍVEL 2 –

Assim, é importante definir...

  1. Título Nível 3 – Seção Terciária

Como...

  1. Título nível 4 – Seção quaternária

Toda alínea deve ser precedida de texto explicativo, precedida de dois pontos:

  1. alínea 1;
  2. alínea 2:
  • subalínea 1;
  • subalínea 2.
  1. alínea 3.
  1. Título nível 5 – Seção quinária

Parágrafo,...


  1. EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
  1. EXEMPLO DE GRÁFICO

Segue abaixo um exemplo de apresentação de um gráfico.

              Gráfico 1 – Faixa etária

[pic 16]

                 Fonte: da pesquisa (2007)

É importante observar que, dentre as pessoas pesquisadas...

  1. EXEMPLO DE FIGURA

Segue abaixo um exemplo de apresentação de uma figura.

                    Figura 1 – Hierarquia das necessidades humanas

[pic 17]

                        Fonte: Chiavenato (1994, p. 170)

  1. EXEMPLO DE QUADRO

Segue abaixo um exemplo de apresentação de um quadro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (238.2 Kb)   docx (86.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com