TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Mídias Sociais

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

plano de mídias sociais

[pic 4]

        

Elaborado por: Heitor Santiago Yamin

Disciplina: Mídias Sociais- planejamento, implementação e monitoramento

Turma: 0522-2_1


Diagnóstico inicial de marca

Com o atual cenário mercadológico extremamente competitivo, onde as empresas estão buscando cada vez mais inovarem e se desenvolverem no âmbito digital, se faz necessário a empresa possuir uma boa estratégia para definir o seu posicionamento digital perante o mercado.

A empresa Mitre Realty, que já nasceu com uma proposta de ser inovadora no ramo (imobiliário) não pensa diferente disso, e vem aumentando gradativamente os seus investimentos em inovações que possibilitem alavancar o seu posicionamento digital e alcance a seus clientes e prospects. Com presença nas principais mídias sociais, a Mitre Realty busca engajar, diminuir o tempo de resposta e aumentar o nível de satisfação de todo o público que lhe rodeia, sendo cliente ou não.

Para iniciar o diagnóstico da marca, foi analisado a presença da empresa nas principais mídias sociais, obtendo-se o seguinte resultado mapeado:

[pic 5]

Nota-se que a rede social com maior volumetria de seguidores e publicações é o instagram, e a empresa possui uma equipe própria de marketing que concentra o maior número de criação de conteúdo e interações com o público nesta rede, tais como novos lançamentos, campanhas de venda e marketing, curiosidades, dentre outras informações. O linkedIn é a segunda rede social de maior volumetria de seguidores, porém, com foco prioritário em divulgação de vagas e dados mercadológicos para a investidores, parceiros e concorrentes. Já o Twitter e a nova rede social de grande repercurção Tik Tok, não há conta oficial, bem como interação com o público.

A Mitre recentemente (jan/2022) lançou uma rede social própria, denonimada “Mitre Experience”, que une as informações do antigo aplicativo que era destinado somente a clientes da empresa que possuiam alguma unidade comprada, para acessarem os boletos, extratos, informes de rendimentos ou realizarem algum atendimento; ampliando então a utilização do aplicativo para o público geral, acrescentando informações voltadas para arte, design, lazer e bem-estar, com foco no lifestyle do seu público com conteúdos exclusivos e as melhores dicas e roteiros, para proporcionar momentos inesquecíveis aos usuários.

Visualmente, a rede social Mitre Experience possui um designer bem instrutivo e há um vasto conteúdo que pode ser acessado pelo público geral, incluindo opções de “like” e “compartilhamento”, desde que o usuário crie uma conta.

[pic 6]                           [pic 7]

Na primeira tela, de “Benefícios”, o usuário pode desfrutar de diversos descontos em parceiros da empresa, bastando ter o seu registro, idependente de possuir ou não alguma unidade com a empresa; já na tela “Selection” há algumas sugestões de restaurantes selecionados pela empresa, de acordo com o grau de qualificação, do qual, caso o usuário habilite a geolocalização, aparecerão os restaurantes selecionados que estão mais próximos da sua localização.

[pic 8]                          [pic 9]

Já nas telas de “Notícias” e “Dicas”, os usuários podem desfrutar de diversas informações adversas ao ramo de atuação da empresa (imobiliário), porém, bem relacionadas ao mindset principal da empresa, que é acompanhar avanços tecnológicos, além de divulgações de assuntos de moda, lazer, economia, principais notícias de empresas multinacionais, lançamentos de marcas bem conceituadas e novidades gerais do mercado, servindo tanto como rede social quanto meio de comunicação para garantir que os seus usuários sempre estejam antenados  sobre os principais fatos relevantes do mundo, como forma de manter o seu público sempre engajado a utilizar o aplicativo da rede social.

Conforme análise feita, a empresa possui um bom posicionamento digital, porém, os dados apresentados nos trazem uma interpretação “quantitativa”. Em uma análise “qualitativa”, para avaliar se o cenário atual de presença da marca é bom ou ruim, faremos um benchmark comparando os dados de quantidades de seguidores e posicionamento digital de outras construtoras de perfil mercadológico similar.

[pic 10]

Após análise comparativa, nota-se que, apesar de apresentar excelentes números, a Mitre ainda fica para trás na maior parte das redes sociais, tanto em seguidores quanto publicações, demonstrando superioridade somente no youtube, com grande discrepância na diferença entre número de publicações, que pode ser justificado pelo fato da empresa utilizar este canal para divulgar seus resultados ao mercado e investidores, visto que é uma empresa de capital aberto.

Vale também destacar os números expressivos da Tegra, sendo superior em quase todos as redes sociais, ficando atrás somente em número de seguidores e publicações no Instagram para a concorrente Eztec, porém, sendo a única dentre as 3 com conta oficial no Twitter.

Utilizando a plataforma de monitoramento Buzzmonitor para maior embasamento do comparativo de presença digital da Mitre e a principal concorrente das avaliadas, Tegra Incorporadora, temos os seguintes dados:

[pic 11]

No período de 1 mês, avaliando o número de menções, a diferença é discrepante, onde a Tegra possui 72% e a Mitre 28%, com 21 menções e 8 menções, respectivamente.

[pic 12]   [pic 13]

[pic 14]     [pic 15]

Já na avaliação por termo de busca, onde são destacados os períodos de maior volumetria por rede social, os dados se mostram bem alinhados às redes sociais de maior presença de cada empresa, onde a Mitre concentra a maior volumetria de mensagens coletadas através do Instagram, que é a sua rede de maior posicionamento em seguidores e postagens, e a Tegra maior volumetria no Facebook, que por sua vez, é a rede de maior posicionamento.

Problematização

Apesar de em um contexto geral a Mitre possuir um bom posicionamento nas redes em que mais atua, é necessário ampliar sua posição, tendo em vista que estamos em um momento de marketing digital bem competitivo, sendo de extrema importância que a empresa esteja presente no máximo de redes possíveis, e para isto, poderia criar uma conta oficial no Twitter, Tik Tok e aumentar seu nível de relacionamento e divulgação de conteúdos nas redes menos utilizadas como LinkedIn e Facebook.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (806.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com