TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negocio

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO DE NEGÓCIOS

PARTE I

INTRODUÇÃO

O Plano de Negócios é um instrumento que ajudará você a organizar as principais idéias e fazer uma avaliação antes de colocar seu novo negócio em prática. É uma excelente forma de planejar o negócio antes de abrir.

Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como, para expansão de sua empresa.

Tente refletir e registrar as respostas das perguntas que seguem. Quando conseguir responder uma pergunta, você está planejando o negócio. Quando não conseguir responder determinada pergunta, este é um ponto para se buscar mais informações antes de abrir o negócio.

CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

1- Qual a finalidade do plano de negócios?

(x) Abrir novo negócio

(  ) Expandir ou modernizar o seu negócio atual

(  ) Mudar sua empresa de local

2- Faça um resumo do tipo de empreendimento que você pretende fazer.  

O empreendimento será uma agência virtual de prestação de serviços na área de higiene e limpeza, a empregada doméstica se cadastra, sem custo, no site especificando qual(is) o(s) tipo(s) de serviço(s) que executa, sua localidade, e disponibilidade (ex: passar/lavar roupa, limpeza de geladeira, lavar roupa, limpeza de casa como um todo, limpeza de banheiro, limpeza de vidros, etc..) Após obtermos os cadastros, os serviços serão oferecidos a donas de casa e empresas e poderão ser solicitados pelo site. Após contato e seleção das diaristas será realizado uma entrevista.

ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE

Quais são as coisas que obrigatoriamente precisam existir para que este negócio dê certo?

Necessita da criação de um site, pessoas para dar suporte e intermediar nas entrevistas. Será necessário produtos de limpeza, diaristas e pessoas ou empresas interessadas.

3- Porque acha que poderia ser um bom negócio?

Primeiramente por desconhecermos uma empresa especializada somente nesse serviço em Votuporanga, e por ser algo do dia a dia necessário para muitas pessoas, pois atualmente as mulheres estão cada vez mais se lançando no mercado de trabalho, não tendo tempo para os serviços domésticos, por isso estão contratando pessoas que realizem seus serviços, surgindo uma oportunidade no mercado.

Para empresas, a estratégia é focar no serviço principal da organização, e terceirizar serviços secundários, como limpeza, isto faz com que a empresa tenha redução de gastos empregatícios.

4-  Quais são as principais ameaças ao seu negócio? O que poderia sair errado?

A grande ameaça para o interior do Estado de São Paulo é a confiança que uma dona de casa depositará em alguém que não conhece. O erro pode ser a aversão ao site pelas pessoas.

5- O que você fará para diminuir ou até eliminar as ameaças mencionadas na resposta da pergunta 4?

Investiremos na divulgação para passar ao cliente a confiabilidade dos serviços prestados, o atendimento também será essencial. Disponibilizaremos as pesquisas pós serviço para os interessados.

PARTE II        

CONSUMIDOR

Qual o seu mercado potencial?

O público alvo são todos os tipos de pessoas (homens, mulheres, estudantes, idosos) que residem em casas, apartamentos, pensão e desejam serviços de limpeza e higiene doméstica. Os serviços também têm as empresas como público alvo, de todo tipo de ramo de atuação.

Dimensione seu mercado principal.

Segundo IBGE, a cidade de Votuporanga tem uma população estimada em 2016 de 92.032 pessoas, conforme o último senso realizado 2010 a população masculina era de 41.315 e população feminina era de 43.377.  Dentre essa população, 26,6% composta por pessoas que têm renda.

De acordo com IBGE 2014 a cidade de Votuporanga possui 3924 empresas atuantes, o salário médio mensal é de 2,3 salários mínimos.

O setor possui sazonalidade no consumo?

Não possui sazonalidade.

CONCORRENTE

Identifique quais são seus concorrentes e seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito e formas de divulgação.

Os concorrentes, que conhecemos, são as faxineiras que trabalham por conta própria, lavanderias. Na cidade possui uma empresa que presta serviços limpando vidros para empresas e casas.

Os pontos fortes de concorrentes (faxineiras) são as indicações boca a boca nos locais que elas já prestaram serviços, e que frequentam, um ponto fraco identificado é que não possuem uma elaboração ou um plano de divulgação.


PLANO DE MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO

Quais as estratégias de comunicação que serão utilizadas por você na divulgação de seu negócio e/ou produtos/serviços?

Devem ser analisados os meios de comunicação (rádio, TV, mala direta, internet, carro de som, “rádio poste”, faixas, jornal, telemarketing)  que sua empresa irá utilizar, sua frequência e custo.

Descreva quais os canais de distribuição que você pretende utilizar.

A forma com que você vai levar o produto/serviço ao mercado irá influir no alcance do seu cliente potencial, na sua capacidade de atingir novos mercados e no seu dimensionamento. A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet, etc.

Defina uma marca para sua empresa e/ou produtos/serviços?

Uma marca bem trabalhada pode contribuir de forma efetiva para o sucesso de seu negócio. Ela está associada a qualidade de seu produto/serviço, a credibilidade da empresa junto aos clientes, enfim, consolida uma imagem no mercado. Você deve estar atento para sua facilidade de pronúncia e de memorização, para fácil lembrança e associação com o produto/serviço.

DESENHE O LOGOTIPO

Defina uma estratégia de posicionamento/imagem em relação ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com