TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negocio

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Anna Martha Knupp e Castro¹

Vanusa Dondé de Morais Severgnini²

  1. INTRODUÇÃO

No vigente trabalho, será abordado a formação do preço de venda de um produto, e a importância do controle dos custos e os impactos que estes causam. Nesse viés, o trabalho discorre sobre a apuração de custos e precificação em uma vinícola do estado Catarinense, assim como conceitos, fixação de preços com base no custo e na realidade do segmento.

Devido a situação atual da pandemia do corona vírus, a metodologia foi com base em pesquisa, realizada de forma virtual através da internet, artigos científicos, livros.

O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a formação do preço de vendas e a grande influência dos custos na sua formação. Para desenvolver esta pesquisa adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica no qual foram expostos vários pensamentos de autores como José Hernandez Perez, Taiane Olivo Pandini, Valdecir Knuth, Eliseu Martins e Emerson Strutz.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Diante das mudanças causadas pela globalização, o mundo está cada vez mais competitivo, e as organizações, preocupadas em se manter no mercado, estão buscando fazer a diferença no seu ramo de atividade. As empresas possuem cada vez mais a necessidade de ter um bom controle de seus custos, pois este é fator crucial para seu crescimento, posicionamento de mercado, rentabilidade e posicionamento competitivo. Portanto, ao compreender os custos, é possível realizar o controle, tomar decisões e determinar o lucro.

Uma das grandes maneiras de encarar os concorrentes é ter uma boa gestão de seus custos, e cada vez mais as empresas apresentam essa necessidade. Na prática, a aplicação do controle dos custos contribui para a tomada de decisão, e também para formação dos preços dos produtos. Torna-se fundamental "o perfeito gerenciamento dos ganhos, em uma extremidade, e dos custos e despesas, na outra". (PEREZ; OLIVEIRA; COSTA, 2010, p. 15)

Primeiramente, é necessário discorrer sobre a definição de gastos, despesas, desperdícios e custos, para melhor compreensão do trabalho.

     2.1 Gastos

“Gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa. ” (STRUTZ, 2017)

     2.2 Despesas

“As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores, entre outros. ” (STRUTZ, 2017)

     2.3 Desperdícios

“Os   desperdícios   são   considerados   problemas   na   obtenção   de lucro, devido   à   falta   de controle   no   processo   de   produção.   Esses   desperdícios   podem   ser   ocasionados   por defeitos na fabricação, estocagem e manutenção de estoques desnecessários. ” (STRUTZ, 2017)

     2.4 Custos

“Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão de obra na produção de um bem. ” (STRUTZ, 2017)

Segundo (MARTINS,2006, p. 81), os custos podem ser classificados em:

  • Custos diretos: custos apropriados diretamente ao produto.
  • Custos   indiretos:   custos   que não   são   apropriados   diretamente ao produto, sua alocação é feita de forma arbitrária.
  • Custo variável: custo com materiais que variam de acordo como volume da produção.
  • Custo fixo: custos que não variam em função do volume de produção.

           Os custos são importantes para a tomada de decisões, sobre tudo que envolve a produção, formações de preço, e escolha entre fabricação própria ou terceirizada. Ademais, são fundamentais para a determinação do lucro e controle das operações e recursos produtivos.

2.5 Mark-up

           Knuth (2012, p. 138), define mark-up como:

O mark-up ou taxa de marcação é um multiplicador aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de venda. Sua fórmula envolve impostos sobre venda, despesas financeiras, comissões sobre vendas, despesas administrativas, despesas de vendas, outras despesas e a margem de lucro desejada. É um índice muito utilizado para precificação, mas requer um bom conhecimento da estrutura operacional do empreendimento.

2.6 Formação do preço de venda

Conforme Knuth (2012, p. 137), a formação do preço de venda dos produtos envolve diversos fatores como: demanda, consumidor, concorrência, estrutura de custos, objetivos e rentabilidade que a empresa almeja. O preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Além do mais, técnica contribui para apontar os custos dos produtos e têm-se como parâmetro métodos de formação do preço de venda.

[pic 2]

2.7 Ficha Técnica ou Ficha de Produção

Com a ficha técnica ou ficha de produção é possível identificar quais são os custos alocados na produção, matéria prima, gastos, quantidade e custos por item. (KNUTH,2012)

  1. METODOLOGIA

 3.1 Análise da formação do preço de venda em uma vinícola do sul de Santa Catarina, trabalho realizado por Pandini (2016)

O maior volume de fabricação e produção de vinho encontra-se na região sul do Brasil. O estudo realizado por Pandini (2016), intitulado como “Apuração de custos e precificação em uma vinícola do estado catarinense”, teve como objetivo formar o preço de venda com base nos custos para uma vinícola localizada no sul de Santa Catarina.

Em primeiro momento, foi realizada uma análise do trabalho e a identificação do método utilizado na pesquisa. O método utilizado foi o “método baseado no custo”. Pandini considerou os custos variáveis (matéria-prima e embalagem), e o mark-up para formar o preço de venda dos vinhos produzidos pela vinícola. Além do mais, sobre o preço de venda estipulado, em alguns casos ressaltou a importância de incidir os impostos IPI e ICMS ST. O ICMS, incide sobre a circulação de mercadorias e serviços e o IPI, incide sobre a industrialização de produtos.  

Em segundo momento, é necessário calcular o mark-up com base nos dados fornecidos pela pesquisa, para assim determinar o preço de venda do produto. Segundo Pandini, para cálculo de despesas fixas, despesas variáveis e custos fixos foram efetuados exames em documentos e relatórios da empresa, quantidade produzida, quantidade de matéria-prima e insumos utilizados, embalagem, rótulo, impostos, dentre outras.

                  Tabela 1 - Dados Gerais - Vinícola para cálculo mark-up  

Lucro Empresa 2015

R$

Despesas fixas médias anuais

%

Despesas Variáveis

%

Margem de Lucro

%

1.263.950,13

24,94%

9,93%

5%

                    Fonte: Dados Pesquisa Pandini 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com