TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Doces Sensações

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.927 Palavras (20 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 O Ciclo PDCA para Empresa Doces Sensações...................................................4

2.2 Jogos de Seleção Funcional Empresarial..............................................................8

2.3 Planejamento De TI..............................................................................................11

2.4 As Cinco Forças Competitivas.............................................................................12

2.5 Pesquisa com Empresas......................................................................................15

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................17

REFÊRENCIAS..........................................................................................................18


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar a importância que tem em uma empresa o planejamento dela.

Hoje em dia as empresas estão cada vez mais competitivas e a excelência faz a diferença, onde procuram métodos de aperfeiçoarem seus processos, conseguindo assim reduzir os custos, maximizar os lucros e aumentar o nível de satisfação de seus clientes.

Muitos de nós já usamos o ciclo PDCA mesmo sem saber desta ferramenta. Entretanto, com a teoria vamos conhecer melhor esta metodologia, e falaremos sobre ela. Iremos propor uma solução para a situação de Júlia, preencher seu ciclo PDCA e ajudá-la na gestão de sua empresa, assim como, apresentar o jogo para a seleção de novos funcionários, propor um plano de sistema empresarial, falar sobre as cinco forças competitivas e fazer uma pesquisa com empresas para que possamos propor objetivos estratégicos para a empresa da Julia.


2. DESENVOLVIMENTO

De acordo com STONER (1985)

É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos, e o progresso feito rumo aos objetivos, seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório. Fonte: GOMES, Eugênio Maria. Compêndio de administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012(Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-planejamento-por-que-planejar/100730/). Acesso em 09 de Novembro de 2018.

Devemos ter em mente que o planejamento é efetivo para que uma empresa obtenha sucesso, e que para planejar devem-se traçar metas e objetivos, escolhendo assim qual caminho será adotado para o mais perfeito funcionamento da empresa. Tem que ter foco e visão para abrir seu próprio negócio, não adianta ter a ideia do negócio e quer começá-lo, mas nem imaginar os próximos passos da empresa, ou qual o cenário atual do comércio, quais são os pontos fortes e fracos, quais são os concorrentes diretos e qual estratégia seguir para se diferenciar neste tipo de mercado de trabalho.

O planejamento não pode estar somente em nossa cabeça, colocar o negócio no papel é pensar em longo prazo, e deve ser muito bem feito, discutido, traçado e elaborado para que assim a empresa prospere e possa crescer cada vez mais, gerando renda e lucro e abrindo possibilidades para que possa futuramente até mesmo abrir novas filiais.

Planejar se torna uma extraordinária ferramenta de auxílio no processo gerencial, e é imprescindível que as pessoas entendam que os desafios e ameaças que surgem a cada dia são também oportunidades para que possam solucionar seus problemas ou até mesmo abrir novos mercados.

Um bom planejamento é uma das melhores maneiras de fazer a empresa crescer evitando assim a sua falência. Por isso devemos definir quais são os passos que levarão à empresa a crescer, se desenvolver, tornar-se lucrativa e conquistar um espaço de destaque no mercado.

  1. O CICLO PDCA PARA EMPRESA DOCES SENSAÇÕES

Chamamos ciclo PDCA por serem as iniciais de suas palavras em inglês, que são elas: Plan significa Planejar, Do significa Fazer, Check significa Verificar e Action significa Agir. O ciclo ou método PDCA tem por finalidade o progresso e a melhoria constante para os processos da empresa, ajudando na tomada de decisões e o alcance de metas. Porque ao contrário do que muitos pensam, o giro do ciclo nunca se encerra, pois após fazer a ação um novo planejamento deve ser feito, sempre buscando corrigir o que não deu certo e assim consequentemente até que se torne eficaz. Sempre vai haver alguma coisa errada, algum problema novo ou algo que deva ser aprimorado, e a empresa sempre terá que apresentar soluções a serem adotadas, e assim o processo se instala mostrando ser eficaz e rápido na solução de problemas.

Este ciclo iniciou-se em 1920 com Walter Shewhart, porém ficou mais conhecido em 1950 pelo americano William Deming que é considerado o percussor de gestão de qualidade e expandiu este conceito pelo mundo. Uns chamam de Ciclo Shewhart e outros de Ciclo Deming, os quais os nomes fazem jus aos seus idealizadores. Os processos da empresa passam por essas quatro fases. Confira uma a uma:

Plan (Planejar): Nesta fase inicial do planejamento são postos os objetivos e metas, definido o melhor caminho para alcança-los, quais problemas serão resolvidos e o porquê é preciso resolvê-los.
É importante que o gestor da empresa saiba como fazer o planejamento do projeto. Ele deve ter noção sobre diversos modelos de planejamento para realizar uma avaliação e depois decidir qual será o mais apropriado para seu projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (371.9 Kb)   docx (295.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com